Transportes Metropolitanos: Senado aprova empréstimo externo para construção da Linha 4

Novo empreendimento do Metrô deve gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos

qua, 07/07/2004 - 9h37 | Do Portal do Governo

O Senado, através da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou nesta terça-feira, dia 6, o segundo empréstimo externo no valor de US$ 209 milhões, para o Estado de São Paulo, destinado à construção da Linha 4 do Metrô.

O novo empréstimo, já negociado pelo Governo do Estado, será realizado junto a um consórcio de bancos japoneses, garantido pelo Japan Bank for International Cooperation – JBIC.

Em junho de 2002, o governador Geraldo Alckmin, em Washington, assinou o primeiro empréstimo para a Linha 4, também no valor de US$ 209 milhões, junto ao Banco Mundial – Bird.

A Linha 4 do Metrô exigirá investimentos da ordem de R$ 3,1 bilhões, sendo R$ 1,9 bilhão na primeira fase e R$ 1,2 bilhão na segunda etapa.

A primeira etapa da obra, prevista para os próximos 42 meses, contempla a perfuração de 12,8 quilômetros de túneis, sob as avenidas Francisco Morato, Rebouças, Consolação e Ipiranga, além da construção das estações Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz.

A Linha 4 do Metrô é conhecida como a Linha da Integração, porque cruzará com as linhas A,C,D e E da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, nas estações Pinheiros e Luz, e com as linhas Paulista, Leste-Oeste e Norte-Sul do Metrô, nas estações Paulista/Consolação, República e Luz.

Em 2004, o Governo do Estado já investiu na Linha 4 cerca de R$ 155,3 milhões, sendo R$ 65,7 milhões de recursos do Tesouro e R$ 89,6 milhões de financiamento do Bird, destacou Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos.

Para dar início à construção das estações e o Pátio de Manobras de Vila Sônia, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô está desapropriando 200 imóveis, dos quais 137 já foram ajuizados e 33 estão em processo de emissão de posse.

A construção das obras civis e implantação dos sistemas operacionais da Linha 4 estão a cargo do Consórcio Via Amarela, formado pela CBPO, OAS, Queiroz Galvão e Alston e do Consórcio Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens.

A expectativa do Metrô é que o novo empreendimento gere, nos próximos quatro anos, cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.

Com a primeira etapa concluída, a Linha 4 do Metrô transportará 962 mil passageiros/dia. A segunda fase prevê as estações Vila Sônia (em estudo), Morumbi, Três Poderes (em estudo), Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis. Na terceira e última etapa, a Linha 4 atingirá o município do Taboão da Serra, explicou Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô