Transportes Metropolitanos: Sede do Metrô de São Paulo muda para o centro da cidade

Mudança vai gerar uma economia de cerca de R$ 6 milhões ao ano para a empresa

ter, 25/11/2003 - 8h38 | Do Portal do Governo

A diretoria e diversas áreas administrativas da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô estão atendendo desde ontem, dia 24, na rua Boa Vista, 185, edifício Cidade II. O Metrô passou a ocupar uma área de 6.800 metros quadrados do edifício, adquirido pelo Governo do Estado do Banco Itaú, que irá abrigar cerca de 600 funcionários.

Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, que também terá sua Pasta transferida para o mesmo edifício, informa que o Metrô de São Paulo é a primeira empresa do Governo do Estado a ocupar atualmente a região central da cidade. A iniciativa dá início ao Projeto Cidade – Centro Integrado de Administração do Estado, diretriz do governador Geraldo Alckmin de centralizar empresas estatais, facilitando o trâmite administrativo entre elas, e valorizar a região central da capital paulista, em atendimento à Lei Estadual nº 10.447, de 20 de dezembro de 1999.

O presidente do Metrô, Luiz Carlos David, destaca que esta mudança vai gerar uma economia de cerca de R$ 6 milhões ao ano para a empresa, com a desativação de dois prédios alugados no eixo da avenida Paulista, que abrigavam a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU.

Para racionalizar o uso da área no edifício da rua Boa Vista, o Metrô irá utilizar móveis fornecidos pela Funap – Fundação de Amparo ao Preso, órgão ligado à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, que utiliza mão-de-obra de presidiários na fabricação de móveis, como terapia de recuperação de presos.

As áreas administrativas do Metrô que não forem para o edifício da rua Boa Vista ficarão na rua Augusta, 1626, em prédio próprio da Companhia.

Além do Metrô, o edifício Cidade II, que tem uma área de escritórios de cerca e 15 mil metros quadrados, está sendo ocupado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e por um posto do banco Nossa Caixa. Uma livraria da Imprensa Oficial do Estado e um espaço cultural da Secretaria da Cultura também estão previstos para o local.

O outro edifício adquirido pelo Governo do Estado no centro, o Cidade I, está localizado na rua Boa Vista, 176, e também faz parte do complexo estadual que será ocupado pela Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, a Comissão de Serviços Públicos de Energia – CSPE e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A – Emplasa.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)