Transportes Metropolitanos: Secretário visita hoje linhas E e F da CPTM

Objetivo é verificar as condições das linhas e estações para futura modernização

sex, 23/05/2003 - 9h52 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 23, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acompanhado do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, inspeciona as linhas E (Brás-Estudantes) e F (Brás Calmon- Viana).

O objetivo é verificar as condições das linhas e estações para futura modernização, a exemplo do que foi feito no Expresso Leste (Brás – Guaianazes), onde circulam trens com ar condicionado e música ambiente.

A modernização compreende a ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas nos trechos principais. Essas melhorias proporcionam condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até 6 minutos em 2006, permitindo um acréscimo na demanda de mais 1 milhão de passageiro/dia.

O programa prevê também a recuperação e a construção de estações. ‘Na Linha Calmon Viana-Brás, há um trecho de oito quilômetros sem estação. Por isso, estamos estudando a possibilidade de construir uma estação na região da Penha, para atender os moradores daquele bairro’, informa Fernandes.

Programação

O secretário embarcou na estação Brás em uma composição da linha F, às 7h30, com destino à Estação de Calmon Viana. Nesta estação, por volta das 8h30, ele fez a transferência para a linha E e embarca no trem com destino à Estação de Suzano, onde inspeciona a estação, o terminal de ônibus e o entorno.

O retorno está previsto para as 9h45, quando a comitiva seguirá de trem até a Estação Guaianazes, onde embarca no Expresso Leste com destino ao Brás. Nesta estação, o Secretário inspecionará o CCO (Centro de Controle Operacional) e a Oficina de Eng. São Paulo. O encerramento da visita será às 12h30.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos