Transportes Metropolitanos: Secretário realiza palestra sobre trânsito e transporte na região de Cam

Evento será nesta segunda-feira, dia 30

sáb, 28/06/2003 - 10h18 | Do Portal do Governo

A convite da Câmara Municipal de Valinhos, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentará, na próxima segunda-feira, dia 30, às 9 horas, a palestra ‘Trânsito e Transporte na Região Metropolitana de Campinas’. Durante a exposição, que será realizada na Câmara Municipal de Valinhos, serão abordados detalhes sobre os projetos para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Um dos projetos prevê a implantação do Corredor Metropolitano Noroeste, que terá 37 km, ligando os municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana. Com um custo estimado em R$ 80 milhões, esse corredor abrangerá uma área com 1.750 mil habitantes. O projeto envolverá a execução de obras viárias e a construção de terminais.

O secretário abordará também o projeto Operador Regional Coletivo Autônomo – Orca, que tem como objetivo regulamentar e disciplinar a atuação do transporte clandestino de passageiros que realiza as ligações entre os municípios da RMC, de forma a oferecer um serviço de qualidade aos usuários. O serviço Orca, já existente na Região Metropolitana de São Paulo, foi estendido para a região de Campinas por meio da resolução STM n° 54, publicada no dia 10 de dezembro de 2002.

O serviço Orca faz parte do projeto de Reorganização do Sistema Regular de Transporte, envolvendo as cidades de Campinas, Hortolândia, Monte Mor e Sumaré. Desenvolvido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, esse projeto tem o objetivo de integrar totalmente a rede municipal e intermunicipal da RMC.

Terminal de Valinhos

A exposição do secretário incluirá também o Terminal Metropolitano de Valinhos, que será implantado em área da Prefeitura local. Para viabilizar esse projeto, está em discussão a celebração de um convênio entre o município e a EMTU. Além disso, serão abordados o Sivim (Sistema Viário de Interesse Metropolitano) e o Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2020 na RMC.

Data: Segunda-feira, dia 30 de junho de 2003
Horário: 9h30
Local: Câmara Municipal de Valinhos
Rua José Milani,15, Centro

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

GB