Transportes Metropolitanos: Secretário preside divisão latino-americana da União Internacional de Tr

Jurandir Fernandes será nomeado amanhã, dia 6, presidente da nova divisão da UITP

seg, 05/05/2003 - 9h47 | Do Portal do Governo

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos


A União Internacional de Transportes Públicos (UITP) institui, nesta terça-feira, dia 6, a criação da Divisão América Latina da entidade, durante o 55º Congresso Mundial de Transportes Públicos, que está sendo realizado em Madri (Espanha). Na ocasião, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos e presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Jurandir Fernandes, assume como presidente da nova divisão, além de incorporar uma das vice-presidências da UITP.

Na quarta-feira, dia 7, será realizada a 1º Assembléia da Divisão América Latina, quando será apresentado e discutido o programa de trabalho para 2003, que inclui o desenvolvimento de um banco de dados sobre as empresas operadoras, autoridades, indústrias, universidades, centros de pesquisa e outras instituições que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com questões relativas ao setor de transportes públicos na América Latina.

Também estão previstas nas atividades da nova divisão a elaboração de estratégia de comunicação para divulgar informações de interesse do setor de transportes na América Latina e a organização de eventos, como o XIV Congresso da ANTP (em outubro de 2003) e o Seminário Latino-Americano sobre o Corredores de Transporte (em abril de 2004).

O principal papel da UITP, que existe há 125 anos, é promover a troca de experiências e conhecimentos da área de transporte público entre os 2500 membros da entidade, que representam 80 países. Entre os integrantes da UITP, estão autoridades e operadores que atuam na área de transporte público.

Paralelamente ao Congresso de Madri, acontecerá uma feira que reunirá cerca de 300 expositores que mostrarão, a um público estimado em 20 mil visitantes, novas tecnologias, equipamentos e serviços na área de transporte público. A UITP realiza congressos de dois em dois anos, desde 1886.

 
(AM)