Transportes Metropolitanos: Secretário participa hoje do seminário Expresso Aeroporto

Setores público e privado discutem projetos de trens de aeroporto

ter, 14/09/2004 - 9h14 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, participará nesta terça-feira, dia 14, a partir das 9h, do Seminário ‘Trem de Aeroporto’, que será promovido pela Revista Ferroviária no São Paulo Pestana Hotel (rua Tutóia). Existem hoje no mundo 94 aeroportos servidos diretamente por ferrovias, a maioria deles na Europa.

Em São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos tem dois projetos para implantação do Expresso Aeroporto (ligando a região central de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica) e do trem rápido Campinas-São Paulo. O primeiro será apresentado às 11h45 pelo presidente da CPTM, Mario Bandeira. A exposição sobre o trem de Campinas está marcada para as 10h30, por Ignácio Monfort, da Ineco – Inginieria y Economia Del Transporte, empresa responsável pelo desenvolvimento do estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto, que deverá estar pronto até o final deste ano.

No período da tarde, a programação do Seminário inclui palestras de representantes de empresas e consultores do setor ferroviário, como Siemens, Balfour Beatty, Bombardier e Alstom, que irão abordar experiências de trens de aeroporto em outros países e o interesse da iniciativa privada de participar da implantação deste tipo de projeto.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)