Transportes Metropolitanos: Secretário Jurandir Fernandes vistoria Linha 3 do Metrô e obras do trech

Entrega está prevista para setembro deste ano

qui, 14/03/2002 - 18h02 | Do Portal do Governo

Com entrega prevista para setembro deste ano, o trecho Integração Centro permitirá o prolongamento do Expresso Leste até a estação Barra Funda, passando pela estação da Luz.

Conhecer a situação atual da Linha 3 – Vermelha do Metrô e acompanhar as obras do trecho Integração Centro (Brás-Barra Funda) da CPTM. Esses foram os objetivos da visita realizada nesta quarta-feira, dia 13 de março, pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O evento também contou com a participação do Presidente do Metrô, Miguel Kozma, do Diretor de Operação, Décio Tambelli, e do Diretor Administrativo, Fernando Carrazedo.

Com 22 quilômetros de extensão e 18 estações, a Linha 3 do Metrô transporta cerca de 1 milhão de passageiros/dia e, nos horários de pico, tem problemas de superlotação. Com o objetivo de melhorar as viagens nesta linha, o Metrô vem implantando várias medidas, entre elas, a operação plataforma, através da qual funcionários treinados organizam o embarque e desembarque de passageiros para que os trens possam cumprir, com exatidão, o tempo de permanência na plataforma, evitando atrasos.

Outra ação adotada foi uma campanha educativa para reduzir o número de ocorrências envolvendo a retenção de trens por usuários (como aqueles que impedem o fechamento das portas ou jogam objeto na via), comportamento que provoca o aumento do intervalo entre trens e, conseqüentemente, agrava o problema da superlotação nos horários de maior movimento.

Integração Centro

Com entrega prevista para setembro deste ano, o trecho Integração Centro permitirá o prolongamento do Expresso Leste até a estação Barra Funda, passando pela estação da Luz. Atualmente, o Expresso Leste faz a ligação entre Brás e Guaianazes em 21,9 quilômetros de vias, por onde circulam os novos trens espanhóis. Quando estiver totalmente concluída, a linha entre Barra Funda e Guaianazes vai contribuir para desafogar o intenso carregamento da Linha 3 do Metrô e também das linhas da CPTM.

Com a implantação deste trecho, a Estação da Luz passará a ser o principal terminal de integração do sistema metro-ferroviário da área metropolitana, devendo suportar a passagem de cerca de 350 mil pessoas/dia. O Governo do Estado está investindo na Integração Centro US$ 95 milhões, dos quais US$ 45 milhões foram financiados pelo Banco Mundial – Bird.