Transportes Metropolitanos: Secretário inaugura amanhã ‘estação referência’ da CPTM

Estação Lapa foi transformada em modelo para as demais, que também serão modernizadas

qui, 22/01/2004 - 19h37 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos inaugura nesta sexta-feira, dia 23, às 11 horas, a primeira ‘estação referência’ da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): a Estação Lapa (Rua William Speers, s/n, Lapa) da Linha A (Brás-Francisco Morato), que foi transformada em modelo para as demais, que também serão modernizadas fisicamente.

O usuário perceberá as mudanças a partir da qualidade do atendimento dos funcionários e dos equipamentos essenciais como comunicação visual, bilheterias mais ágeis, banheiros públicos e acessibilidade para pessoas com deficiência. A próxima a seguir o padrão será a Estação Ipiranga, na Linha D (Luz–Rio Grande da Serra).

A cada três meses, as metas de gestão da estação passarão por avaliação, a fim de manter a qualidade de serviço.

Estação Lapa

Desde outubro de 2003, a Estação Lapa vem passando por processo de readequação funcional. As salas operacionais, vestiários masculino e feminino, copa, salas de renda, escritório do CGE e encarregados foram reformados. Um banheiro para pessoas com deficiência foi construído e os sanitários públicos passaram por reparos. A empresa substituiu as bilheterias de fibra de vidro por alvenaria embutidas com cofres temporizados e trocou o piso de acesso à estação por piso cerâmico.

Também houve revisão das instalações elétricas e a substituição das luminárias de luz mista por lâmpadas fluorescentes. O sistema de som da estação também passou por revisão e foi implantada música ambiente centralizada. A estação ainda recebeu nova pintura e um painel de grafite, na parte superior da passarela interna, com ampla visibilidade para o usuário que espera o trem.

Foi feita também a limpeza e retirada de entulho do entorno da estação, desobstrução de canaletas de passagem de água, construção de floreiras e pintura de muros de vedação. Para completar, a comunicação visual foi revisada com a colocação de mapa do Sistema Metropolitano, mapas de linha, arredores, indicação de fluxos, além de orientações gerais aos usuários.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(AM)