Transportes Metropolitanos: Secretário estabelece etapas para a implantação do bilhete único

Quando em operação, passageiros de ônibus poderão utilizar o bilhete nos sistemas de metrô e trem

qui, 18/12/2003 - 19h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos protocolou, nesta quinta-feira, dia 18, na Secretaria Municipal de Transportes, ofício onde o Secretario do Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, solicita a indicação de representantes autorizados para que continuem a ser tratados assuntos de interesse comum com a Prefeitura, principalmente com relação às especificações técnicas necessárias para a implantação do Bilhete Único, da Prefeitura, no sistema metropolitano.

No ofício estabelece vários pontos que a Prefeitura deve definir para que os passageiros de ônibus utilizem o bilhete nos sistemas de metrô e trem. Como por exemplo a especificação e quantificação dos equipamentos a serem instalados, inclusive a rede de comunicação, cronograma físico compatível com o programa de implantação do sistema municipal, mecanismo e responsabilidades para a remissão de receita.

Explicitar qual a política tarifária da Prefeitura e como compatibilizá-la com a do Sistema Metropolitano. Também definir quais os procedimentos operacionais envolvendo as viagens metrô-ônibus e ônibus-metrô, considerando que no sistema metro-ferroviário o usuário já conta com o beneficio da transferência gratuita nas estações Barra Funda e Brás, sem que o passageiro fique submetido a um período de tempo para a utilização de todo sistema.

As recentes declarações da Prefeitura na imprensa dão a entender que os acertos, em negociação pelas áreas técnicas, até o presente, carecem de aprovação superior, devendo ser revistos.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos tem conversado com a Prefeitura e, na última reunião, realizada em 04/11, foram discutidos detalhes para viabilizar a parceria anunciada pelo Governador Geraldo Alckmin e a Prefeita Marta Suplicy, no final de setembro.

Durante o encontro os representantes do Estado e do Município decidiram realizar alguns convênios. Um deles foi o uso do bilhete inteligente da prefeitura nos sistemas do Metrô e da CPTM. Para que a medida fosse colocada em prática, foi combinado que seriam instaladas leitoras nos bloqueios das estações.

Também foi acertado que por meio de convênio entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU ( vinculada ao Governo do Estado) e a SPTrans (da Prefeitura), seria viabilizada a integração de 13 linhas intermunicipais com a Linha 5 – Lilás do Metrô.

Essas linhas, que hoje vão até o Largo Treze, devem ser integradas à estação Capão Redondo ou Campo Limpo. Essa medida visa proporcionar a redução do número de ônibus no terminal do Largo Treze, aliviando o trânsito na região. Além de beneficiar o usuário, que ao utilizar o metrô, gastará menos tempo para chegar no Largo Treze, deve proporcionar um aumento na demanda de passageiro da Linha 5.

A participação da Prefeitura de São Paulo na construção da estação Faria Lima, da Linha 4 – Amarela do Metrô, deve ser objeto de outro convênio entre os governos municipal e estadual. Envolvendo, neste caso, o Metro e a Emurb. A estação tem custo estimado em US$ 60 milhões, dos quais US$ 15 milhões serão provenientes da Prefeitura. Além disso, a parceria deve incluir a elaboração de um cronograma conjunto de obras, visando coordenar a revitalização do Largo da Batata e a construção da estação Faria Lima.

Outro acerto feito entre Estado e Prefeitura deve permitir a construção de um terminal na região do Grajaú, possibilitando a integração dos ônibus com a Linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que será estendida de Jurubatuba até Grajaú. O Estado deve ceder a área e a Prefeitura responderá pela construção do terminal.