Transportes Metropolitanos: Secretário conhece a realidade das redes da CPTM e do Metrô

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qui, 28/03/2002 - 19h40 | Do Portal do Governo

Ciente da importância de conhecer de perto o funcionamento das redes da CPTM e do Metrô, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, está colocando em prática um programa de visitas a cada uma das linhas que fazem parte dos dois sistemas.

Até agora, o secretário visitou as Linhas E (Brás – Mogi das Cruzes), B (Júlio Prestes – Itapevi) e F (Brás – Calmon Vianna) da CPTM e a Linha 3 Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) do Metrô.

‘Uma coisa é ler e tomar contato com a operação dos dois meios de transportes através de documentos e relatórios. Somente circulando nas linhas podemos conhecer a realidade que os usuários e os funcionários da CPTM e do Metrô enfrentam’, explica Jurandir.

Na rede da CPTM, um dos aspectos que atraiu a atenção do Secretário foi o comportamento dos usuários. ‘Na Linha F, vi pessoas sentadas no chão e ambulantes vendendo até bebidas alcoólicas. Os relatórios e documentos não mostram esse tipo de detalhe’, observa.

A presença de ambulantes é um problema que a CPTM já conseguiu resolver nas linhas modernizadas (como a Linha C, que liga Osasco a Jurubatuba). O desafio agora é impedir a ação dessas pessoas nas demais linhas. O Secretário admite que a questão é delicada. ‘Mesmo sendo reprimido, o ambulante entra de forma clandestina.

Eu vi senhoras dentro do trem abrindo a bolsa para vender produtos e, quando algum funcionário aparecia, ela se escondia. Não podemos agir de forma intempestiva, porque corremos o risco dos ambulantes reagirem depredando os trens’. Na opinião de Jurandir, assim como ocorreu nas linhas já modernizadas, a solução para essa questão depende de um processo de mudança cultural, desencadeado a partir da implantação de melhorias em todo o sistema, medida que já está sendo providenciada.

Linha 3: elogios superam críticas

Com relação à Linha 3 do Metrô, o secretário fez elogios ao funcionamento do sistema, mas admitiu que os usuários dessa linha enfrentam o problema de superlotação nos horários de maior movimento. ‘Olhando como usuário, o único desconforto que existe na Linha 3 é decorrente da altíssima demanda. Criar novas linhas é a solução ideal para este problema. No entanto, essa solução exige tempo e um investimento significativo’; ressalta Jurandir.

A implantação do Expresso Leste da CPTM, que corre paralelamente à Linha 3, ligando Brás a Guaianazes, foi o primeiro passo da Secretaria para amenizar o problema de superlotação do Metrô. Inaugurado em maio de 2000, o serviço é operado por modernos e confortáveis trens espanhóis.

Atualmente, já está em construção o trecho Integração Centro, que permitirá o prolongamento do Expresso Leste até a estação Barra Funda, passando pela estação Luz. Quando estiver totalmente concluída, a linha entre Barra Funda e Guaianazes vai contribuir de forma mais efetiva para desafogar o intenso carregamento da Linha 3 do Metrô.

Além de circular na Linha 3, Jurandir Fernandes visitou o Pátio de Itaquera, onde funcionam as oficinas de manutenção e o almoxarifado. ‘Fiquei impressionado principalmente com a organização, a segurança interna e a limpeza do local. Comparando com outros metrôs do mundo, foi um dos mais belos pátios que eu já vi.

Alias, é a mesma limpeza que a gente vê em toda a rede do metrô. Nesse item, o Metrô de São Paulo ganha de qualquer metrô do mundo. Se alguém quiser conhecer um metrô com instalações modernas, eficientes, limpas e dignas, é só vir para São Paulo’, comentou o secretário.