Transportes Metropolitanos: Secretário apresenta SIM da Baixada a prefeitos do Litoral

Pprojeto revela o estudo final para implantação do VLP, que cria corredores exclusivos para ônibus junto à linha férrea

qua, 15/06/2005 - 20h41 | Do Portal do Governo

Com o objetivo é unificar o transporte intermunicipal, garantindo a circulação entre as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, com um custo baixo, através de baldeação feita com um sistema único de bilhetagem e controlado por cartão eletrônico, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior, apresentaram ontem (14), na Prefeitura de Itanhaém, o plano de Sistema Integrado Metropolitano, denominado SIM da Baixada.

O projeto visa a implantação do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) e trata da criação de um corredor exclusivo para ônibus, junto aos trilhos da antiga Estrada de Ferro Santos-Juquiá, com linhas expressas e semi-expressas, terminais de embarque e pontos de parada.

De acordo com o projeto, desenvolvido pelo Governo do Estado, a princípio, com um orçamento de R$130 milhões, será construído um corredor entre São Vicente e Santos, com três terminais, chamados de Barreiros, São Vicente e Porto, além de 15 pontos. Ainda com esse recurso, serão adquiridos 50 ônibus, de 15 metros, que farão as linhas expressas com poucas paradas, e 132, de 12 metros, que atenderão todo o sistema.

Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, o projeto, também será discutido nesta quinta-feira (16) junto com os prefeitos de Santos, João Paulo Tavares Papa, e São Vicente, Tércio Garcia, e depois analisado pelo governador Geraldo Alckimin.

Economia – O projeto poderá contar ainda com uma redução de custo no valor aproximado de R$11 milhões, referentes à execução das obras. Isso porque, caso a Brasil Ferrovias – empresa responsável pela linhas férreas – decida desativar o trecho Samaritá-Estuário, que deixará de ser utilizado para o transporte de cargas na linha compreendida entre o pé da Serra do Mar e o porto cortando as áreas urbanas de Santos e São Vicente, o local poderá ser aterrado e utilizado para a circulação do VLP, sem a necessidade de se fazer uma série de obras de adaptação.

O serviço poderá ser desativado porque a concessionária foi autorizada pelo Governo Federal a construir uma segunda via entre o Perequê (Cubatão) e o Valongo (em Santos), para acesso ao complexo portuário. Com a entrega desse ramal, a ser implantado ao lado do administrado pela MRS Logística, a movimentação de trens de carga nessa região da Cidade deverá ser extinta.

Projetos – Durante o encontro, o secretário ressaltou, ainda, que, enquanto está sendo discutida a implantação do VLP, outros projetos que beneficiam o transporte intermunicipal continuam sendo executados. Um deles, garante a conclusão, dentro de dois meses, da Linha Expressa que ligará Peruíbe ao Terminal Tatico, na Praia Grande, onde os passageiros farão, gratuitamente, a baldeação para outros ônibus intermunicipais que levam às cidades da região garantindo uma economia de até 35%.

Outro trabalho que continua em andamento é o Pró-Pólos, da EMTU, que visa a revitalização dos pólos de articulação metropolitana, com soluções de baixo custo para geração de desenvolvimento. Em Itanhaém, o projeto, orçado em R$1 milhão e 960 mil, prevê, entre outras coisas, a intervenção na Avenida Condessa de Vimieiros, no Centro, por onde passam linhas municipais e intermunicipais.

O secretário foi recepcionado pelos prefeitos de Itanhaém, João Carlos Forssell e de Mongaguá, Arthur Parada Prócida. Também compareceram secretários municipais e o vice-prefeito e secretário de Obras e Meio Ambiente de Itanhaém, e representantes de Praia Grande e Peruíbe.