Transportes Metropolitanos : Secretaria realiza o primeiro ‘Pregão Presencial’

será nesta quinta-feira, dia 3

qua, 02/07/2003 - 20h22 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 3, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) realizará seu primeiro ‘Pregão Presencial’, às 9h30, na Sede da Secretaria, Av. Paulista, 402, 15º andar, sala de reunião. Na ocasião, serão adquiridos, pelo melhor lance, nove itens de suprimento de informática como seis tipos de cartuchos de tinta para impressora HP, disquetes, cds e etiquetas auto-adesivas.

A disputa é feita em sessão pública, onde são apresentadas propostas de preços escritas e lances verbais sucessivos para a classificação e habilitação do licitante com o melhor preço. ‘As vantagens sobre as modalidades convencionais são desburocratização, transparência e agilização do processo. Ao final do pregão, já sai o vencedor da licitação’, ressalta o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Cia. do Metropolitano de São Paulo (Metrô), vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, vêm utilizando essa modalidade. No primeiro pregão da CPTM, realizado em maio, a empresa fez uma economia de 21%, entre o valor fechado e o estipulado inicialmente. E o objetivo é repetir essa redução no próximo pregão que também irá acontecer nesta quinta-feira, dia 3, às 10 horas, na Av. Paulista, 402, 2° andar.

No Metrô, este sistema tem sido praticado mais freqüentemente e a idéia é fazer dois pregões por dia. Nos últimos quatorze pregões realizados, houve uma economia em média de 17% em relação ao orçamento previsto. No mês de julho, estão previstos 25 pregões, sendo que 13 acontecerão até o próximo dia 17. O pregão presencial também será realizado na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) (vinculada à STM), em data a ser definida.

Por meio dessa modalidade, regulamentada pelo decreto estadual 47.297, de 06 de novembro de 2002, podem ser comprados bens e serviços comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade sejam definidos por edital, através de especificações usuais de mercado.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos
-C.M.-