Transportes Metropolitanos: Secretaria realiza mais dois pregões presenciais em 2004

Em 2003, a STM, Metrô, CPTM e EMTU realizaram cerca de 200 pregões

ter, 06/04/2004 - 19h38 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 7, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos realizará o segundo ‘Pregão Presencial’ deste ano, a partir das 14h30, no Edifício Cidade II, Rua Boa Vista, 175 – térreo, na sala de Pregões.

O objetivo é a compra, pelo melhor lance, de produtos gráficos (envelopes e capas de processo). Quem quiser participar ainda há tempo. Basta entrar no site a href=’http://www.stm.sp.gov.br’ target=’blank’>www.stm.sp.gov.br, no link pregão presencial, e pegar o edital ( não há necessidade de retirá-lo no local). O terceiro pregão do ano, que já está agendado para o dia 19 e abril, segunda-feira, será realizado para locação de máquinas multifuncionais e equipamentos.

Durante as sessões públicas dos pregões serão apresentadas propostas de preços por escrito e lances verbais sucessivos, visando a classificação e habilitação do licitante com o melhor preço. As vantagens do pregão presencial com relação às modalidades convencionais são a desburocratização do processo, a transparência e a rapidez. Ao final de cada pregão já sai o vencedor da licitação.

Quase 200 pregões em 2003

Em 2003, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizou sete pregões, obtendo uma economia de 21,9%, entre o preço fechado e o de referência. Neste ano, por enquanto, a economia está em 5,05%. As empresas vinculadas a esta pasta (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Cia. do Metropolitano – Metrô e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU) também estão utilizando essa modalidade.

O Metrô acumulou uma economia de 17,5% em um total de 107 pregões durante 2003. As disputas foram realizadas para aquisição de cestas básicas, disco de freio dos trens, bilhete desmagnetizado, coletes a prova de bala e reprografia. Entre janeiro e março deste ano, o Metrô fez 47 pregões, que geraram uma economia de aproximadamente 4,5%.

Em 10 pregões realizados em 2003 (a maioria para compra de produtos de informática), a EMTU conseguiu economizar 37,04%. Este ano, aconteceram até agora três pregões para aquisição de uniformes, material de limpeza e informática, resultando em uma economia de 27,27%. Já a CPTM participou de 75 pregões no ano de 2003, obtendo uma economia de 15,30%. Em 2004, a CPTM realizou 21 pregões e alcançou uma economia de 10,47% entre o preço referencial e o negociado.

Através dessa modalidade, regulamentada pelo decreto estadual 47.297, é permitida a compra de bens e serviços comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade sejam definidos por edital, através de especificações usuais de mercado.