Transportes Metropolitanos: Secretaria realiza hoje encontro com vereadores de Campinas

Objetivo é apresentar o projeto de reorganização do sistema regular de transporte de passageiros na região

seg, 24/02/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos


A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realizam na manhã desta segunda-feira, dia 24, encontro com vereadores de Campinas.

O evento faz parte de uma série de apresentações que têm como objetivo divulgar o projeto de reorganização do sistema regular de transporte de passageiros em quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (Hortolândia, Sumaré, Monte Mor e Campinas) junto aos vários segmentos da sociedade civil.

O plano, que inclui a regulamentação do transporte clandestino metropolitano, é um importante passo para o reordenamento do setor na Região. Já foram realizados encontros com vereadores de Hortolândia e Sumaré.

O que é o projeto

Desenvolvido pela EMTU, o projeto está dividido em duas partes, que incluem mudanças operacionais nas linhas metropolitanas dos quatro municípios e obras de adequações viárias, construção de estações de transferência (baias, abrigos e passarelas) e de terminais.

A proposta é integrar totalmente a rede municipal e intermunicipal de ônibus da Região Metropolitana de Campinas, através de linhas alimentadoras que são integradas aos terminais e estações e operadas por veículos de menor porte. Estas linhas serão operadas pelo serviço ORCA (Operador Regional de Coletivo Autônomo) que será estruturado com a regulamentação do transporte clandestino já em andamento na RMC. Dos terminais partirão as chamadas linhas troncais operadas por veículos maiores que circularão no eixo Sumaré – Campinas.

As vantagens deste sistema para o usuário são a diminuição no tempo de percurso, que será garantida pela implantação da bilhetagem eletrônica, e a redução do volume de ônibus em circulação, o que proporciona maior fluidez do tráfego geral e, consequentemente, maior freqüência das linhas de ônibus.

A racionalização do transporte representa, ainda, a diminuição dos custos do setor, o que pode ser revertido em investimentos no sistema de transporte da Região Metropolitana de Campinas.

Data: Segunda-feira, dia 24 de fevereiro de 2003
Local: Vitória Hotel (Av. José de Sousa Campos, 425 – Campinas)
Horário: a partir das 9 horas