Transportes Metropolitanos: Secretaria realiza evento no Dia Internacional das Pessoas Portadoras de

Serão apresentadas melhorias nos meios de transportes no evento da próxima terça, dia 3

sex, 29/11/2002 - 13h00 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo realizará um evento que inclui a apresentação de melhorias nos três meios de transportes que estão sob a sua responsabilidade: Metrô, trens da CPTM e o sistema sobre pneus gerenciado pela EMTU.

Denominado ‘Acessibilidade no transporte metropolitano’, o evento contará com a presença da Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e dos Presidentes do Metrô, Miguel Kozma, da CPTM, Oliver Hossepian Salles de Lima, e da EMTU, Márcio Junqueira.

O evento terá início às 9h30, com a inauguração do piso tátil na estação Marechal Deodoro do Metrô, que tem como objetivo proporcionar, aos portadores de deficiência visual, autonomia na circulação pela estação, desde os acessos até o local de embarque nas plataformas, passando pelas bilheterias e bloqueios.

Em uma iniciativa inédita, o Metrô lançará também um guia para portador de deficiência visual (em braille e tipologia para visão subnormal), contendo informações sobre o sistema, bem como instruções de uso das instalações e dos trens. O manual contém ainda o mapa da rede metroviária e os canais de comunicação com a área de atendimento ao usuário e com a ouvidoria do Metrô.

Na seqüência, será realizada a apresentação de uma das vans do Projeto Integrando (no estacionamento da estação Marechal Deodoro), que está sendo implantado pela EMTU e pelo Fundo Social de Solidariedade. O projeto tem como objetivo propiciar um serviço especial de transporte metropolitano na Grande de São Paulo para pessoas portadoras de deficiência física com grave comprometimento de mobilidade. Atualmente, está em andamento um projeto piloto nos municípios de Barueri, Itapevi e Jandira, que conta com o apoio da empresa BB Transporte e Turismo, pertencente ao grupo Benfica.

Às 11h30, será realizada a inauguração de dois elevadores para portadores de deficiência física na estação Brás da CPTM. As obras de acessibilidade na estação Brás fazem parte do Projeto Integração Centro, que permitirá a ligação entre as regiões Leste e Oeste da cidade, e a conexão das linhas da CPTM com as do Metrô. A estação terá ao todo cinco novos elevadores e sete novas escadas rolantes.

Data: Terça-feira, 3 de dezembro de 2002
Horário: 9:30 horas
Local: Estação Marechal Deodoro do MetrôSão Paulo – SP

e

Data: Terça-feira, 3 de dezembro de 2002
Horário: 11:30 horas
Local: Estação Brás da CPTM- São Paulo – SP

Da Assessorias de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A.M.