Transportes Metropolitanos: Secretaria participa do V Seminário Metroferroviário

Um dos temas será a retomada de investimentos, com ênfase nas parcerias público-privadas

qua, 28/04/2004 - 13h02 | Do Portal do Governo

A Cia. do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, participarão do V Seminário Metroferroviário, que será realizado de 28 a 30 de abril. O evento faz parte da programação da Semana Internacional dos Transportes, que acontecerá entre os dias 25 e 30 de abril, no Othon Palace Hotel, Avenida Atlântica, 656, Copacabana, Rio de Janeiro.

O Seminário tem por objetivo promover a integração entre os profissionais do setor metroferroviário, criando espaço para discussão e encaminhamento de soluções para os problemas. Amanhã, dia 29, às 9 horas, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, irá coordenar discussão sobre o tema ‘Setor Metroferroviário: PPP é a solução?’, abordando uma visão geral da nova legislação, experiência internacional de parcerias público-privadas e a possibilidade dos municípios se tornarem parceiros do metrô e do trem.

O presidente do Metrô, Luiz Carlos David, coordenará a mesa sobre o tema ‘Gestão de Riscos; uma preocupação crescente’, no dia 30, às 9 horas, onde serão debatidos os planos de contingência e gestão de catástrofes, o relacionamento com órgãos de atendimento externo e sistemas de supervisão e monitoração de segurança.

Também no dia 30, às 11 horas, representantes da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da CPTM participarão, como palestrante ou debatedor, da discussão sobre o tema ‘Acessibilidade’, enfocando, entre outros pontos, os conceitos da acessibilidade universal, a inclusão social e as exigências da nova legislação.

Marketing no transporte público

Organizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP e pela Secretaria de Estado dos Transportes do Rio de Janeiro, a Semana Internacional dos Transportes está sendo dedicada aos transportes urbanos de passageiros em comemoração aos 150 anos da ferrovia no Brasil e aos 25 anos do Metrô do Rio de Janeiro.

Além do V Seminário Metroferroviário, a Semana inclui a realização do Seminário Marcas de Batom no Transporte Público – A Atuação Feminina no Setor e do II Seminário Internacional sobre Marketing do Transporte Público e Trânsito.

Durante o Seminário sobre Marketing, um dos assuntos abordados foi ‘Marketing como instrumento de planejamento e de gestão’, que teve como um dos palestrantes o gerente de Marketing da EMTU, Arnaldo Luís Santos Pereira. Dentro deste tema, foram discutidos aspectos como: o que sabemos de nossos clientes e como utilizamos esta informação na modelagem dos serviços prestados. Hoje, também ocorreu debate sobre as ‘`Práticas de relacionamento com o cliente’, que contou com a participação da chefe do Departamento de Marketing do Metrô de São Paulo, Flávia Cutolo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)