Transportes Metropolitanos: Secretaria organiza Encontro sobre Acessibilidade

Evento será nos dias 10 e 11 de novembro, na Capital

seg, 10/11/2003 - 8h08 | Do Portal do Governo

Com objetivo de discutir o conceito ampliado de acessibilidade, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) e suas empresas vinculadas (Metrô, CPTM e EMTU), juntamente com a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), estão organizando Seminário Nacional – II Encontro sobre Acessibilidade nos Transportes Públicos.

O evento será nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Meliá Confort Paulista (Rua Haddock Lobo, 294), São Paulo. A sessão de abertura do encontro (dia 10, às 14 horas) contará com a participação do Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos e presidente da ANTP, Jurandir Fernandes.

O conceito ampliado de acessibilidade contempla o desenho universal para o meio urbano, envolvendo a adequação das edificações, calçadas e dos transportes públicos. ‘Assim, qualquer cidadão com restrição de mobilidade, como idoso, gestante, portador de deficiência e acidentado, estará incluído na cidade’, ressalta Jurandir Fernandes.

Na segunda-feira (10), serão apresentados painéis sobre ‘Acessibilidade nas Cidades’ e ‘Legislação e Inclusão Social’. A programação do dia 11 inclui os temas ‘Mobilidade para Todos’, ‘Experiências Significativas’ e ‘Acessibilidade nos Transportes’.

Em todos os painéis, haverá participação de instituição de pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida, com o objetivo de estimular os debates. Neles pretende-se discutir as principais questões relativas à acessibilidade nos municípios e regiões metropolitanas, de pessoas com restrição de mobilidade e encaminhar possíveis ações para enfrentamento dos problemas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
C.C.