Transportes Metropolitanos: Secretaria lança campanha sobre acessibilidade

É dirigida aos cidadãos não portadores de deficiência com o objetivo de despertar a solidariedade

sex, 09/01/2004 - 16h13 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os direitos dos portadores de deficiência, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, lançará, no dia 15, às 10 horas, uma campanha que incluirá a distribuição de cartilhas e afixação de cartazes no sistema metropolitano de transporte (Metrô, Cia. Paulista de Trens Metropolitanos -CPTM- e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU). A campanha é dirigida aos cidadãos que não são portadores de deficiência, para despertar a solidariedade e o respeito para com os portadores.

O evento será realizado no Terminal Metropolitano Jabaquara, plataforma A, da EMTU, na rua Nelson Fernandes, s/nº, e contará com a presença de representantes de entidades e associações ligadas à questão da acessibilidade. Também participarão do lançamento da campanha os presidentes do Metrô, Luiz Carlos David, da CPTM, Mário Bandeira, e da EMTU, Joaquim Lopes.

Durante a Campanha, serão afixados mil cartazes em estações de trem e Metrô, bem como nos terminais do Corredor Metropolitano de Ônibus São Mateus-Jabaquara, acessíveis aos portadores de deficiência. Nos mesmos locais, serão distribuídas 30 mil cartilhas (com o slogan “O direito de ir e vir” – Guia de Acessibilidade nos Transportes Metropolitanos), que estarão disponíveis aos interessados sob a responsabilidade do chefe da estação e/ou terminal. Quem quiser também poderá acessar a cartilha no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos: www.stm.sp.gov.br.

Com a frase “Por trás de cada símbolo há muitas pessoas. Gente como Você”, o cartaz mostra os ícones que representam os grupos de pessoas com deficiências. Essa simbologia está presente no cotidiano da população, como nos meios de transportes e outros equipamentos urbanos, e representa pessoas comuns com direitos e necessidades específicas para se deslocarem nas cidades.

A cartilha esclarece o que é uma pessoa deficiente, quais são os tipos de deficiência mais comuns e como essas pessoas podem ser ajudadas. Mostra passo a passo como auxiliar alguém em cadeira de rodas ou com muletas. Também fornece orientações sobre a forma correta de abordagem com relação aos deficientes visual, auditivo e mental.

O guia de acessibilidade traz ainda informações sobre como obter a carteira de Passageiro Especial/Bilhete Especial e quais os tipos de serviços disponíveis aos usuários do Metrô, CPTM e EMTU. Consta, também, o mapa do transporte metropolitano, onde estão assinalados as estações do Metrô e da CPTM que têm dispositivos para deficientes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)