Transportes Metropolitanos: Secretaria inaugura unidade de EMTU na região de Campinas

nd

qui, 16/05/2002 - 16h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo inaugura nesta sexta-feira, dia 17, às 15 horas, a unidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A nova unidade da EMTU vai agilizar o atendimento nos 19 municípios da região: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antonio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Uma das atribuições da Secretaria dos Transportes Metropolitanos é cuidar do transporte coletivo intermunicipal de passageiros nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas. Por meio da EMTU, a STM tem como responsabilidades o gerenciamento, o planejamento, a regulamentação, a fiscalização, o controle operacional e tarifário do sistema de transporte por ônibus (linhas regulares e fretamentos), sempre com a preocupação de facilitar o deslocamento dos munícipes, racionalizar e melhorar o sistema.

Na Região Metropolitana de Campinas há 135 linhas em operação, sendo 11 empresas e 470 veículos. Cerca de 40 milhões de pessoas utilizam anualmente o transporte metropolitano por ônibus.

Base Planimétrica

Durante o evento, o secretário Jurandir Fernandes entregará às prefeituras da Região Metropolitana de Campinas um valioso instrumento para o planejamento local e regional. Trata-se da Base Planimétrica 2000/2001, desenvolvida pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), em parceria com as prefeituras envolvidas.

O trabalho resultou em 19 volumes com cartas planimétricas e outros 19 volumes com mosaicos aerofotogramétricos da área de cada município, que fornece uma visão geral da Região.

Esse levantamento contêm informações sobre rede hidrográfica, traçado de ruas, redes viárias estadual e municipais e logradouros públicos (ruas, praças, parques, etc.), de bairros, de escolas, de hospitais, de indústrias.

Associado a outros instrumentos, esse trabalho poderá dar apoio técnico à formulação de políticas e tomada de decisões sobre investimentos propostos para a Região, com definição de diretrizes de uso do solo.

Presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, do presidente da EMTU, Márcio Junqueira, e de prefeitos dos municípios da Região.

Data: Sexta-feira, 17 de maio de 2002
Horário: 15 horas
Local: Av. Brasil, 1635 – Campinas