Transportes Metropolitanos: Secretaria doa literatura de cordel às escolas estaduais

Evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 17

sex, 14/05/2004 - 13h53 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 17, às 11 horas, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, formalizará a entrega de estojos contendo as obras ganhadoras do 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel ao secretário da Educação, Gabriel Chalita. O concurso foi realizado em 2003 pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Metrô (Cia. do Metropolitano de São Paulo).

A Secretaria da Educação receberá 6.200 estojos que serão distribuídos às bibliotecas das escolas da rede pública estadual. Cada estojo contém os 20 poemas ganhadores, 10 de cada tema: ‘livre’ e ‘o cotidiano do sistema metroferroviário de São Paulo’.

A cerimônia será realizada na sala de reuniões da presidência do Metrô, rua Boa Vista, 175, bloco B, 10º andar. Além dos secretários, estarão presentes o presidente da CPTM, Mário Bandeira, e o do Metrô, Luiz Carlos David. Na seqüência, haverá uma visita à exposição fotográfica ‘Jovens da Febem Revelam São Paulo’, na estação Sé do Metrô. A exposição é resultado de projeto desenvolvido pela Febem (vinculada à Secretaria da Educação).

Concurso de Cordel

O 2º Concurso de Cordel recebeu 176 trabalhos nas duas categorias, que contaram com a participação de poetas populares, profissionais e amadores, da cidade de São Paulo, de outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo e de sete Estados nordestinos. O objetivo foi estimular as pessoas, independentemente de idade, sexo ou profissão, a trabalhar com a cultura popular, a partir da literatura de cordel, herdada dos colonizadores portugueses.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um microcomputador com kit multimídia, incluindo placa de fax modem e impressora (1º lugar), uma viola (2º lugar) e um aparelho de televisão 20 polegadas (3º lugar). As obras classificadas até o 10º lugar de cada categoria foram reunidas e publicadas, com tiragem de 10 mil exemplares.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)