Transportes Metropolitanos: Secretaria discute sistema viário da Região Metropolitana de Campinas

nd

qua, 24/04/2002 - 17h46 | Do Portal do Governo

Envolver as prefeituras dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) na concepção e desenvolvimento do Sistema Viário de Interesse Metropolitano da Região – Sivim. Esse foi o objetivo do workshop promovido esta semana pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em Paulínia.

A elaboração do Sivim inclui a definição e o mapeamento das vias compartilhadas pelas 19 cidades da RMC e reconhecidas como de caráter e interesse metropolitano por técnicos e administradores do Estado e das prefeituras envolvidas. Além disso, o trabalho identificará os pontos críticos do sistema viário da região, apontando a solução adequada para cada problema.

Quando concluído, o mapa será um instrumento importante para as áreas de transporte e trânsito das cidades da RMC, servindo de apoio às Prefeituras na solução de problemas viários que extrapolam sua capacidade e competência. A RMC é constituída pelos seguintes municípios: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Vinhedo

Projeto já foi desenvolvido em São Paulo

A Região Metropolitana de São Paulo, constituída por 39 municípios, já possui o seu Sistema Viário de Interesse Metropolitano. São ao todo 2.500 quilômetros de vias metropolitanas. Produzido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o mapa aponta também quais os investimentos necessários para melhorar o sistema viário da Região, com propostas de intervenções nas áreas de transporte e trânsito.

Também denominado de Caminhos Metropolitanos, o projeto foi elaborado a partir de estudos com o diagnóstico do sistema viário das sete sub-regiões (Sudoeste, Oeste, Norte, Nordeste, Leste, Sudeste e Centro) da Grande São Paulo. Vários levantamentos de dados foram realizados junto aos municípios, revelando características físicas, malha viária, sinalização das vias, pontos críticos de tráfego, pontos de alagamento, entre outras informações.

Esses estudos mostraram também as vias principais, indicando o estado e tipo de pavimentação, sentido de circulação de tráfego, áreas de estacionamento, uso do solo, pólos geradores de tráfego e largura das vias e passeios. Essa etapa incluiu ainda a constatação das condições de acessibilidade das vias, bem como a identificação e o cadastramento dos setores beneficiados com as melhorias propostas para o sistema viário. No momento, está em fase de aprovação pelas Prefeituras e Câmaras das cidades envolvidas a minuta do Projeto de Lei Municipal, que propõe o reconhecimento formal do Sivim, e os Planos Diretores de Desenvolvimento do Sivim, elaborados pela STM.

Além do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o evento contou com a participação de prefeitos e secretários de cidades da RMC, representantes de concessionárias das estradas da região, do Departamento de Estrada de Rodagem – DER, da Unicamp e da PUC.