Transportes Metropolitanos: Secretaria apresenta Sistema de Informações no Congresso de Informática

Sistema traz mapeamento das vias compartilhadas pelos 39 municípios da Grande São Paulo

ter, 22/06/2004 - 9h54 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 22, e nos próximos dias 23 e 24, a partir das 9h30, no stand do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentará, aos participantes do X Congresso de Informática Pública (CONIP), o Sistema de Informações dos Caminhos Metropolitanos, que estará disponível aos interessados para consulta monitorada. O evento será realizado no Frei Caneca Convention Center, localizado na Rua Frei Caneca, 569.

Por meio deste software, os interessantes poderão conhecer o Sistema Viário de Interesse Metropolitano, um mapeamento das vias compartilhadas pelas 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo e reconhecidas como de caráter e interesse metropolitano por técnicos e administradores do Estado e das prefeituras envolvidas.

Além disso, o Sistema de Informações dos Caminhos Metropolitanos traz, em um ambiente único, informações sobre planos e projetos das empresas vinculadas à STM (Cia. do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU). Esse sistema é um instrumento importante para subsidiar as áreas de transporte e planejamento urbano dos municípios das três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Baixada Santista).

No dia 24 de junho, a partir das 15h, representante da Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentará palestra explicando o sistema de informações dos ‘Caminhos Metropolitanos’, que tem como base a tecnologia GIS (Geographic Information System), desenvolvida e costomizada em MapBasic.

O CONIP é o mais importante fórum brasileiro de discussão e apresentação de iniciativas para modernização do serviço público, com o uso intensivo da tecnologia da informação. Participam deste evento empresas públicas e privadas de praticamente todos os estados brasileiros.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)