O plano de reorganização do transporte intermunicipal na Região Metropolitana da Baixada Santista, incluindo a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foi o tema da reunião pública, promovida pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e pela EMTU, na Câmara Municipal de São Vicente.
‘Essa foi a segunda audiência pública de apresentação desse plano, confirmando os propósitos do Governo do Estado de São Paulo para que o projeto saia do papel e seja viabilizado’, afirma o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. A primeira reunião aconteceu no dia 26 de abril, em Santos.
Desenvolvido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o projeto preliminar prevê a implantação do VLT na antiga faixa de domínio do Trem Intrametropolitano (TIM), desativado desde 1999. Além do VLT, o projeto inclui a Unidade Móvel Diesel Elétrica (DMUE) e os ônibus, que, juntos, poderão atender uma demanda de 135 mil passageiros por dia.
O projeto será executado em sete etapas: ImigrantesPorto, PortoValongo, V. Mirim (Tatico)Imigrantes, Peruíbe Imigrantes, Cubatão (Cosipa) Valongo, Cons. NébiasPonta da Praia (via Av. Afonso Pena) e São VicenteValongo (via Av. N.S. Fátima). Com 10 quilômetros de extensão, o primeiro trecho terá um custo de R$ 102 milhões.
Fontes de recursos
Os recursos para a implantação do projeto serão provenientes do Governo do Estado (direto do Tesouro do Estado e por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e da iniciativa privada.
A outra possibilidade, segundo Jurandir Fernandes, é obter recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), conhecida como Imposto Verde, que deverá entrar em vigor em 2003.
‘Para conseguir as verbas através desse imposto é necessário apresentar projeto bem elaborado, com medidas, valores, números de passageiros e com o endosso da classe política’, observa o Secretário.
Os próximos passos para a implantação do projeto incluem a elaboração de um plano metropolitano de transporte, englobando ações como a realização de pesquisas e a integração de sistemas municipais ao VLT, bem como a licitação para escolher a empresa concessionária do sistema intermunicipal de ônibus, VLT e DMUE.