Transportes Metropolitanos: Secretaria apresenta o Metropass em audiência pública

Esse é o primeiro passo do processo de licitação para implantar o cartão inteligente

seg, 14/06/2004 - 14h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos realizará, nesta terça-feira, dia 15, às 9h30, audiência pública para apresentar o projeto Metropass aos interessados, conforme o artigo 39 da Lei Federal nº 8.666/93 (lei de licitações). O evento será no Instituto de Engenharia (Av. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana).

A audiência pública é o primeiro passo do processo de licitação para escolher o concessionário que irá implantar e operar o sistema. Além de detalhes sobre o projeto, serão apresentados o modelo de concessão e os parâmetros da licitação, cujo edital deverá ser lançado em julho. A conclusão do processo licitatório está previsto para dezembro deste ano.

O projeto Metropass é um sistema de bilhetagem eletrônica baseada em cartão inteligente que, além do transporte, tem capacidade para sustentar diversas aplicações (como vale-refeição, pedágio, estacionamento etc.). Com a implantação desse sistema, o usuário passará a utilizar um cartão no pagamento das viagens feitas no Metrô (Cia do Metropolitano de São Paulo), na CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos) e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU), vinculados à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

A previsão é que sejam emitidos cerca de 4 milhões de cartões, que facilitarão o acesso dos usuários aos meios de transporte metropolitano, oferecendo um serviço mais ágil e moderno. O Metropass contemplará todas as gratuidades já praticadas no sistema atual, incluindo idosos, portadores de deficiência e funcionários autorizados, e propiciará maior agilidade e eficácia à política tarifária de transportes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)