Transportes Metropolitanos: Retração da economia diminui passageiros no Metrô

Avaliação é do presidente da companhia Luiz Carlos David

sex, 11/07/2003 - 17h13 | Do Portal do Governo

A retração na economia e o alto índice de desemprego diminuíram o número de passageiros transportados no Metrô de São Paulo, informou nessa sexta-feira, dia 11, o presidente da Companhia, Luiz Carlos David.

A média de passageiros transportados nos dias úteis nas Linhas 1- Azul (Jabaquara/Tucuruvi), 2- Verde (Ana Rosa/ Vila Madalena) e 3- Vermelha (Corinthians-Itaquera/Barra Funda), em junho de 2003, apresentou uma queda de 2,8% no movimento, quando comparada à média de junho de 2002. A Linha 5- Lilás (Largo Treze – Capão Redondo) está excluída dos cálculos porque só entrou em operação comercial em outubro de 2002.

Segundo David, a Linha 3 (Corinthians-Itaquera/Barra Funda), foi a que mostrou maior queda, recuando de 1,13 milhão de passageiros transportados em junho do ano passado para 1,09 milhão em junho último, na média dos dias úteis, ou seja, redução de 3,1%.

Existem outros números que reforçam o cenário de diminuição do número de passageiros na rede metroviária. Os passageiros pagantes, analisando ainda a média dos dias úteis, passaram de 1,468 milhão em junho do ano passado para 1,408 milhão em junho de 2003, variando negativamente 4,6%, sendo que os meses examinados tiveram exatos 17 dias úteis, o que favorece a comparação.

Momentos de baixo desempenho da economia brasileira têm relação direta com o uso do transporte público em geral. Entre outros sinais que compõem o atual quadro de retração da economia brasileira destacam-se a taxa recorde de desemprego de 20,6% da população economicamente ativa (PEA) na Região Metropolitana de São Paulo – apurada em maio, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócios Econômicos (DIEESE) – e pela queda de 12,9% na arrecadação tributária do Estado de São Paulo.

Departamento de Imprensa do Metrô
C.A