Transportes Metropolitanos: Reforma do Corredor Metropolitano entra em nova fase

Reforma total terminará em meados de 2006 a um custo de R$ 17 milhões

seg, 10/11/2003 - 11h18 | Do Portal do Governo

A reforma do pavimento rígido do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara que entrou em nova programação que prevê a troca de mais de 15 mil metros quadrados de placas de concreto e a substituição de quase 20 mil metros lineares de  juntas de dilatação. Essa etapa das obras deve terminar em agosto do próximo ano. A reforma total terminará em meados de 2006 a um custo de R$ 17 milhões.

A obra está prevista no aditivo do contrato de concessão entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e a Metra, operadora deste sistema. Os trabalhos começaram em maio de 2002 e até o último dia 30 de setembro foram trocados cerca de 15 mil metros quadrados de pavimento rígido e 35 mil metros lineares de juntas de dilatação nos pontos mais críticos do Corredor, entre os Terminais Diadema e São Mateus, passando por São Bernardo do Campo e Santo André.

‘Esta é a primeira grande intervenção no Corredor, desde a sua inauguração em 1988. A reforma proporcionará aos cinco milhões de passageiros que o utilizam mensalmente um transporte mais seguro e confortável’, afirma o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.

Material de primeira linha

As juntas de dilatação utilizadas para substituir as já desgastadas são de perfil de borracha, um material de primeira linha que impede a  infiltração de água no pavimento. Este produto tem mais durabilidade se comparado com o anterior composto de asfalto derretido.

Também foram colocadas barras de transferência e de ligação entre as placas de concreto, o que evita deformidades e proporciona melhor distribuição da carga, sem o risco de quebrá-las. Além das substiuições das placas e juntas, as obras incluem, ainda, a fresagem e execução de mistura asfáltica, reconstrução da estrutura, recuperação da fundação e reparo do pavimento rígido.

Aprovação dos usuários

O Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara possui 33 quilômetros de extensão por onde circulam cerca de 200 ônibus, de  tecnologias de última geração como trólebus low floor, híbridos, e trólebus articulados e Padron, distribuídos em 11 linhas. O número de passageiros transportados diariamente se aproxima dos 200 mil.

Trata-se de um sistema que cumpre um importante papel integrador que liga os municípios de São Paulo,  Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, facilitando os deslocamentos da população por meio dos seus nove terminais instalados ao longo do corredor, integrados aos sistema de linhas municipais,  metroviário e ferroviário.

A última pesquisa da  ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos – apurou que 90% dos usuários do Corredor aprovam os serviços oferecidos. Este índice está no mesmo patamar de aprovação dos serviços prestados pelas Linhas 1 – Azul e 2 – Verde  do Metrô, que receberam 91% de aprovação.

Da Assessorias de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

(AM)