Transportes Metropolitanos: Projetos no setor são apresentados em seminário na Argentina

Um dos objetivos da exposição é buscar parceria junto à iniciativa privada

qui, 07/08/2003 - 15h52 | Do Portal do Governo

A convite do presidente do Subterrâneos de Buenos Aires, Edgardo Kutner, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes apresentou nesta quinta-feira, dia 7, os projetos para a área de transportes públicos em seminário a ser realizado na capital argentina.

Um dos objetivos da exposição é buscar oportunidades de eventuais parcerias com a iniciativa privada.

Entre os projetos apresentados, destacam-se a expansão do Metrô (incluindo o prolongamento da Linha 2 – Verde, a construção da Linha 4 – Amarela e a extensão da Linha 5 – Lilás) e a modernização da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que compreende uma série de ações, como aquisição e recuperação de trens, reforma e construção de estações.

As melhorias proporcionarão condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até 3 minutos, permitindo um acréscimo na demanda de mais 2 milhões de passageiros/dia para toda a rede da CPTM.

A exposição incluiu também o projeto Expresso Aeroporto, que ligará a Barra Funda ao Aeroporto de Cumbica. Com 31 quilômetros de extensão, o serviço permitirá que o trajeto seja feito em 20 minutos. Também está prevista neste projeto a construção da estação USP-Leste, para atender o futuro campus da USP. No momento, está em andamento o estudo de engenharia econômica para viabilizar o projeto.

Acompanhado do presidente da CPTM, Mário Bandeira, o Secretário Jurandir Fernandes conheceu a realidade do sistema de transportes sobre trilhos (metrô e trem) da capital argentina, que atualmente está sob regime de concessão.

Alamys

Nesta sexta-feira, dia 8, Jurandir Fernandes participa também da Reunião do Comitê Geral da Alamys – Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos, que tem como objetivo promover o intercâmbio técnico entre as empresas operadoras dos sistemas metro-ferroviários.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
C.A