Transportes Metropolitanos: Projeto Orca recebe 390 inscrições na região de Campinas

Relação dos inscritos será publicada no Diário Oficial do Estado até a próxima sexta-feira, dia 14

qua, 12/03/2003 - 9h30 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos


A unidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em Campinas recebeu, até o dia 10 de março, um total de 390 inscrições para o projeto Orca (Operador Regional de Coletivo Autônomo). O prazo de inscrição teve início no dia 27 de janeiro e terminou dia 28 de fevereiro.

A relação dos inscritos será publicada no Diário Oficial do Estado até a próxima sexta-feira, dia 14. A previsão é que a documentação enviada pelos interessados seja avaliada até meados de abril. Na seqüência, será publicada a relação das pessoas qualificadas para participar do projeto.

A escolha dos futuros Orcas será feita por meio de sorteio público, cuja divulgação do resultado está prevista para junho. As próximas etapas são a homologação dos selecionados, contratação pelas empresas operadoras do transporte da Região Metropolitana de Campinas (RMC), vistoria e credenciamento do veículo. A previsão é que os Orcas comecem a circular até o final de agosto.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, o projeto começou a ser implantado na RMC em dezembro de 2002, quando foi publicada a resolução STM n° 54 que estendeu o serviço Orca para a região. Existente na Região Metropolitana de São Paulo desde 2000, o projeto tem como objetivo principal regulamentar e disciplinar a atuação do transporte clandestino de passageiros que realiza as ligações metropolitanas, de forma a oferecer um serviço de qualidade aos usuários.

Novos passos para reorganização do transporte de passageiros

A regulamentação do transporte clandestino faz parte do projeto de reorganização do sistema regular de passageiros da RMC, que está em fase de implantação pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O projeto já foi apresentado aos prefeitos e vereadores das quatro cidades envolvidas (Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Campinas), às entidades representativas do transporte alternativo e às operadoras das linhas de ônibus metropolitanas.

Atualmente, técnicos da EMTU estão trabalhando no detalhamento das questões operacionais deste projeto. Paralelamente, estão sendo tomadas as providências para o desenvolvimento do projeto executivo para infra-estrutura, incluindo os municípios de Cosmópolis e Paulínea.

O projeto executivo consistirá na definição, de forma mais precisa, de vários detalhes, entre eles a localização dos equipamentos propostos (como estações de transferência, pontos de parada e terminais) e o custo de implantação de cada um deles. Também já está sendo providenciada a realização de estudos relativos à integração físico-tarifária dentro da nova proposta de sistema regular de transporte de passageiros da RMC.

(AM)