Transportes Metropolitanos: Projeto da Linha 5 do Metrô permite economia de cerca de 40% no custo to

Opção de construir vias elevadas reduz gastos com eventuais desapropriações

ter, 25/09/2001 - 12h03 | Do Portal do Governo

A construção da Linha Capão Redondo-Largo 13 difere substancialmente das linhas projetadas anteriormente pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

Iniciadas em 1998, as obras envolveram a implantação de sete quilômetros de vias elevadas, um quilômetro de vias em superfície e 850 metros em via subterrânea, além da construção de um pátio de manutenção e manobra de trens em Capão Redondo. É a única linha da CPTM com este desenho.

A opção pelas vias elevadas no lugar das vias em superfície, em cerca de 80% do trajeto, permitiu uma economia de cerca de 40% no custo total da obra, que teriam de ser gastos com desapropriações.

Para suavizar ao máximo a interferência do equipamento na paisagem urbana, o elevado, que tem cinco metros de altura, foi construído com uma largura de apenas 10 metros e é sustentado por um único pilar central de concreto armado.

Atualmente, a CPTM realiza a fase de implantação da superestrutura ferroviária que, além do assentamento dos trilhos, inclui a colocação da rede aérea e dos sistemas de sinalização e o acabamento e equipagem das estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo 13.

As seis estações foram construídas com uma estrutura mista de concreto e aço, e apenas a Estação Largo 13 é subterrânea. Com exceção da Estação Vila das Belezas, todas elas contarão com terminais de integração com ônibus.

Uma das estações, a Estação-Ponte Santo Amaro, foi a primeira do Brasil a ser erguida sobre uma ponte estaiada, que fica sobre o rio Pinheiros. A ponte tem 220 metros de comprimento, sendo que o vão principal é de 122 metros. O tabuleiro de concreto protendido é sustentado por estais, ancorados em um único pilar de 64 metros de altura.

A Estação Ponte Santo Amaro se integrará fisicamente com a estação do mesmo nome da Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba), de onde a demanda será distribuída por toda a Região Metropolitana.

A Linha Capão Redondo-Largo 13 tem um custo de US$ 646 milhões, com recursos diretos do Governo do Estado e financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse trecho inicial da futura Linha 5 de metrô será estendido futuramente até a Estação Chácara Klabin, perto da Estação Santa Cruz, da Linha 1 – Azul (Norte-Sul) do Metrô. Quando concluída, a linha terá 19,8 km de extensão e 17 estações.