Transportes Metropolitanos: Projeto da CPTM prevê uso social de estações desativadas na Zona Leste

Locais poderão ser utilizados para fins culturais, sociais ou comerciais

sex, 06/08/2004 - 16h09 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai disponibilizar para as comunidades lindeiras as cinco estações desativadas na Zona Leste: Vila Matilde, Carlos de Campos, Patriarca, Artur Alvim e Guaianazes.

O projeto, em fase de estudos, prevê a entrega para fins sociais de Vila Matilde e Guaianazes. No caso das outras três, a destinação poderá ser comercial ou social. Essas estações deixaram de operar há quatro anos, quando o Expresso Leste (Luz-Guianazes) começou a circular.

A medida atende a pleitos de grupos que já apresentaram propostas para os locais. Em Guaianazes, por exemplo, a entidade Kolping São Francisco pretende trabalhar com idosos e, em Vila Matilde, a Sociedade Amigos quer instalar um centro cultural.

A CPTM cederá o espaço e as mantenedoras arcarão com reformas necessárias, manutenção, segurança e impostos. No caso de atividades comerciais, haverá alguma forma de pagamento ainda a ser estabelecida.

Para o assessor de Relações Comunitárias, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, a medida ‘visa melhorar o relacionamento com a comunidade e contribuir para aprimorar a qualidade de vida das populações lindeiras’. De acordo com ele, é necessária uma ocupação racional dos espaços vazios, inibindo até invasões predatórias e ilegais.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)