Transportes Metropolitanos: Programa Usuário do Amanhã da CPTM recebe visita de garotas carentes

Serão recebidas 62 garotas assistidas pela instituição de caridade Casa Pia São Vicente de Paula

ter, 08/11/2005 - 9h51 | Do Portal do Governo

A estação Barra Funda é o ponto de partida da visita, onde a garotada primeiramente conhecerá o setor de ‘achados e perdidos’ da empresa. Na seqüência, participarão de atividade em que monitores da CPTM explicarão como funciona o sistema ferroviário e a companhia.

O grupo será dividido em duas turmas – uma com passeio agendado para terça-feira, dia 8 e outra na quinta-feira, dia 10. Em ambos os casos, o embarque ocorre às 10h30.

Depois dessa aula, é hora de embarcar no trem da CPTM com destino à Estação da Luz. Ali, a meninada também passeará pelas instalações, absorvendo dados sobre a operação, embarque e desembarque e outros detalhes. A próxima parada é no centenário espaço verde vizinho à estação – o Parque da Luz, onde no clima da visita percorrem suas alamedas, conhecem um pouco do meio ambiente local e seguem para a etapa seguinte: um passeio pela Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Nessa atividade cultural, durante uma hora e meia as estudantes conhecerão as dependências do museu, que possui mais de seis mil obras em seu acervo – pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias e outras obras, finalizando essa rica experiência de aprendizado extraclasse.

O programa

Promovido semanalmente pela CPTM, o programa ‘Usuário do Amanhã’ recebeu, em 2004, 6.602 participantes de 62 entidades, principalmente escolas. Por meio de inscrições prévias, os interessados agenda visitas às instalações da empresa, embarcando na estação mais próxima de sua região. Também conhecem a cabine do maquinista, o Centro de Controle Operacional, participam de palestra e terminam o passeio com uma atividade cultural, em geral visita à Pinacoteca ou ao Memorial da América Latina.

Dedicadas especialmente a crianças e jovens, as atividades procuram desenvolver o respeito ao próximo e aos bens públicos, estreitando os laços com os futuros usuários da ferrovia. Por esse enfoque, o programa é considerado um aliado no combate ao vandalismo. Contatos com a coordenação do projeto podem ser feitos pelo e-mail: usuario.amanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones 3226-4353 ou 4354, entre 8h e 18h.

Visitantes

São meninas de 7 a 10 anos, que permanecem na associação de segunda a sexta-feira e passam o fim de semana com as famílias, a maioria delas de baixa renda. No período da tarde, freqüentam o Externato Casa Pia São Vicente de Paulo, entidade particular de ensino ligada ao internato, localizada no bairro Santa Cecília, região central da cidade.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes Metropolitanos