Transportes Metropolitanos: Programa educativo recebe alunos de escola pública de Jundiapeba

Programa 'Usuários do Amanhã' já recebeu mais de 100 mil pessoas

sex, 22/11/2002 - 18h04 | Do Portal do Governo

Na manhã da próxima segunda-feira, dia 25, cerca de 80 alunos, de 5ª e 6ª série, da escola estadual Paulo Ferrari Massaro, do bairro de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, participam do programa educativo ‘Usuários do Amanhã’. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – transporta 1,1 milhão de passageiros por dia, na Grande São Paulo.

Acompanhados de monitores, alunos e professores se encontram na Estação Jundiapeba e embarcam, às 9h30, rumo à Estação Brás. Já no interior da composição, os estudantes, divididos em pequenos grupos, recebem orientações sobre medidas de segurança e informações sobre o sistema, como, por exemplo, o funcionamento da sinalização. No meio do trajeto, o grupo poderá conhecer o trem espanhol série 2000, que circula como Expresso Leste, entre o Brás e Guaianazes.

Às 10h30, logo na chegada à Estação Brás, os alunos aprendem a utilizar os bloqueios (ou catracas). Em seguida, eles assistem a uma palestra educativa e visitarão o Centro de Controle Operacional – CCO -, responsável pelo tráfego de trens das Linhas E (Brás – Guianazes) e F (Brás – Calmon Viana). Os estudantes retornam à Estação Jundiapeba às 13h00.

Com objetivo de preparar os futuros passageiros para o uso responsável do sistema ferroviário, o programa ‘Usuários do Amanhã’ já recebeu mais de 100 mil participantes, de 7 a 17 anos, desde sua implantação. Este ano, quase cinco mil adolescentes e crianças já visitaram a CPTM. Em 2001, foram cerca de sete mil estudantes.

M.J.