Transportes Metropolitanos: Primeiro carro do Metrô comemora 31 anos de circulação

Percorreu 2.931.089 km, aproximadamente quatro viagens ida e volta à Lua

seg, 18/08/2003 - 14h11 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 18 de agosto, o primeiro carro do Metrô comemora 31 anos de circulação ao longo do sistema metroviário. Conhecido como unidade-protótipo, recebeu o número 1193-1194 e faz parte da composição 33 da frota da linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). Até ontem, dia 17/08, ela já havia percorrido 2.931.089 km, aproximadamente 4 viagens ida e volta à Lua.

Alguns dias depois chegava o segundo carro, compondo assim a primeira unidade – cada trem do Metrô de São Paulo é composto por três pares. A solução para o paulistano, da época e dos anos seguintes, fugir dos congestionamentos, chegava com os protótipos. Ao chegar ao Pátio Jabaquara o carro foi colocado nos trilhos.

Vários testes e ajustes foram feitos nessa unidade. O teste definitivo foi presenciado pelo presidente Medici e a unidade foi do pátio até a entrada da estação Jabaquara operada por Antonio Aparecido Lazarini, que atualmente na Companhia responde como assistente do Gerente de Operações.

Após dois anos de testes, no dia 14 de setembro de 1974, o Metrô iniciou a operação comercial na Linha 1- Azul no trecho da estação Jabaquara até a estação Vila Mariana, contando inicialmente com 33 trens.

A segurança, rapidez e o conforto oferecidos na época até foram ampliados com a instalação, por exemplo, de novas barras pega-mão, uma central, no salão do carro, e outra abaixo dos circuladores de ar, para melhorar o apoio dos usuários durante a viagem, além da colocação de mais um extintor de incêndio em cada carro. Atualmente os trens da linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) passam por um processo de modernização do sistema de portas com a troca de todo o mecanismo de acionamento e controle, sendo inserida uma nova borracha.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

(AM)