Transportes Metropolitanos: População do extremo sul da Capital passa a contar com Metrô

Linha 5 (Capão Redondo-Largo Treze) será entregue neste domingo, dia 20

sex, 18/10/2002 - 14h23 | Do Portal do Governo

A Linha 5 (Lilás) do Metrô será entregue neste domingo, dia 20, às 11 horas, com seis novas estações ligando o bairro Capão Redondo, localizado no extremo sul da Capital, ao Largo Treze de Maio, em Santo Amaro.

Serão mais 9,2 quilômetros de rede de Metrô e a possibilidade de integração com a malha ferroviária da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM). Quem pegar o Metrô em Capão Redondo poderá passar pelas estações Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi e, em seguida, fazer conexão para a Linha Osasco-Jurubatuba da CPTM, na Estação Santo Amaro. Também há a opção de seguir pela nova linha até a Estação Largo Treze.

Por intermédio da linha ferroviária Osasco-Jurubatuba, o usuário tem acesso sem custo adicional às lotações “Orca” do Estado, que se dirigem à Estação Vila Madalena do Metrô, na Linha 2 (Verde), que segue pela Avenida Paulista até a Estação Ana Rosa. São 334 quilômetros de linha férrea, sendo 59 de Metrô e 275 da CPTM.

Operação Comercial

A operação comercial da nova linha terá início na próxima segunda-feira, dia 21. Os trens vão circular no horário das 10 às 15 horas. Depois, o horário será ampliado entre 9 e 16 horas e, em seguida, das 8 às 17 horas.

O prazo para que a linha passe a operar no horário normal do Metrô, ou seja, incluindo os horários de pico, vai depender de avaliações da área técnica da empresa. Essa precaução é usual em todos os países que possuem Metrô, pois os usuários precisam aos poucos ganhar afinidade com o sistema.

Orientações

Nos últimos dois meses, foi realizada uma ampla atividade de orientação aos futuros usuários do Metrô. Um trabalho com 112 escolas da região promoveu visitas programadas às novas estações, com os alunos embarcando e realizando o percurso junto com orientadores.

Nas duas primeiras operações programadas realizadas, cerca de 30 mil pessoas viajaram pela nova linha e tiveram contato com todas as informações necessárias sobre as normas de segurança. Durante essas operações não houve nenhum incidente.

Ampliação da malha

A Linha 5 do Metrô não deverá parar no Largo Treze de Maio. O Governo do Estado já está negociando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a ampliação desta linha até a Linha Norte-Sul, fazendo conexão na Estação Santa Cruz. O BID já manifestou que quer financiar a Linha inteira.

Também está previsto para o início do ano que vem o início das obras da Linha 4 do Metrô, que fará a integração entre as Linhas Norte-Sul, Leste-Oeste e Verde. Outra prioridade é a ampliação da Linha Verde até a Vila Prudente.

Rogério Vaquero