Transportes Metropolitanos: Planos para o Metrô e a CPTM são apresentados ao Comitê Olímpico

Evento contou com a participação do Secretário Jurandir Fernandes

qui, 22/05/2003 - 10h45 | Do Portal do Governo

Até 2012, São Paulo poderá contar com uma rede de Metrô com cerca de 120 km de extensão e um sistema ferroviário totalmente modernizado, com intervalos entre trens de 3 minutos. Essas são algumas das melhorias que fazem parte do plano apresentado, ontem, dia 21, à Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Brasileiro.

Entre os participantes do evento, estava o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, cuja pasta é responsável pelo Metrô e pela Cia. Paulista de Trens Metropolitanos. Transporte é um dos 19 temas que serão avaliados pela Comissão até o dia 15 de junho. Em seguida, um relatório será encaminhado aos membros da Assembléia do COB, que votarão na cidade-candidata brasileira em 7 de julho.

Independente das Olimpíadas serem realizadas ou não em São Paulo, os projetos do Metrô e da CPTM já estavam previstos no Plano Integrado de Transportes Urbanos – Pitu, elaborado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. No caso do Metrô, os principais projetos são: linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz), extensões das linhas 2 – Verde e 5 – Lilás e linha 8 – Rosa (Raposo Tavares – Vila Guilherme).

Para o sistema da CPTM, a modernização inclui a recuperação e construção de estações, a ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas nos trechos principais. Essas melhorias proporcionarão condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até 3 minutos em 2012, permitindo um acréscimo na demanda de mais 2 milhões de passageiro/dia.

Também está prevista a implantação do Expresso Aeroporto, que terá 24 quilômetros de extensão, sendo que os 10 iniciais serão da linha F (Brás-Calmon Viana). Entre as estações Engenheiro Goulart e Ermelino Matarazzo, a linha seguirá para o Aeroporto, passando pelo Parque Ecológico do Tietê e pelo bairro Cecap, em Guarulhos, margeando a rodovia Helio Smidt e chegando ao terminal da Infraero. A viagem será feita em 20 minutos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(AM)