Transportes Metropolitanos: Plano de reorganização do sistema será apresentado em Campinas

Vereadores de Hortolândia irão conhecer o projeto de regularização do transporte de passageiros na região

qui, 13/02/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

Os vereadores de Hortolândia irão conhecer nesta sexta-feira, dia 14, às 9 horas, o projeto de reorganização do sistema regular de transporte de passageiros em quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (Hortolândia, Sumaré, Monte Mor e Campinas). O plano, que inclui a regulamentação do transporte clandestino metropolitano, é um importante passo para o reordenamento do setor na Região.

O evento, que será realizado no Vitória Hotel (em Campinas), contará com a participação do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, do prefeito de Hortolândia, Jair Padovani, do presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região, Reinaldo Nogueira (prefeito de Indaiatuba), além de representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp) e do Sindicato dos Transportes Alternativos de Campinas.

Este é o primeiro de uma série de eventos que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos promoverá com o objetivo de divulgar o projeto junto aos vários segmentos da sociedade civil dos municípios envolvidos (como associações de bairros, lojistas, empresários).

O próximo encontro será na segunda-feira, dia 17, com os vereadores do município de Sumaré. Também estão previstas apresentações aos vereadores de Monte Mor e de Campinas, nos dias 21 e 24, respectivamente.

O que é o projeto

Desenvolvido pela EMTU, o projeto está dividido em duas partes, que incluem mudanças operacionais nas linhas metropolitanas dos quatro municípios e obras de adequações viárias, construção de estações de transferência (baias, abrigos e passarelas) e de terminais.

A proposta é integrar totalmente a rede municipal e intermunicipal de ônibus da Região Metropolitana de Campinas, através de linhas alimentadoras que são integradas aos terminais e estações e operadas por veículos de menor porte. Estas linhas serão operadas pelo serviço ORCA (Operador Regional de Coletivo Autônomo) que será estruturado com a regulamentação do transporte clandestino já em andamento na RMC. Dos terminais partirão as chamadas linhas troncais operadas por veículos maiores que circularão no eixo Sumaré – Campinas.

As vantagens deste sistema para o usuário são a diminuição no tempo de percurso, que será garantida pela implantação da bilhetagem eletrônica, e a redução do volume de ônibus em circulação, o que proporciona maior fluidez do tráfego geral e, consequentemente, maior freqüência das linhas de ônibus.

A racionalização do transporte representa, ainda, a diminuição dos custos do setor, o que pode ser revertido em investimentos no sistema de transporte da Região Metropolitana de Campinas.

Data: Sexta-feira, dia 14 de fevereiro de 2003
Horário: 9 horas
Local: Vitória Hotel (Av. José de Sousa Campos, 425 – Campinas)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos