Transportes Metropolitanos: Paulistanos ganham shows no aniversário do Metrô

Companhia completa 35 anos nesta quinta-feira, dia 24

qui, 24/04/2003 - 10h04 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô


Nesta quinta-feira, dia 24, o Metrô completa 35 anos de fundação e a comemoração será feita com várias apresentações musicais e uma exposição fotográfica na estação Sé. A programação começou ontem com a Banda da Força Aérea de São Paulo. Hoje é a vez da banda The Beatles Unplugged, que apresenta arranjos para canções dos quatro rapazes de Liverpool.

A semana será encerrada com o show da Banda Paralela, que resgata a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. A irreverência e a versatilidade da atitude musical são visíveis na apresentação dos músicos em trajes que combinam uniforme colorido de velhas bandas, com suas jaquetas militares de gala e irônicos detalhes, medalhões e comendas. As apresentações serão realizados sempre às 18h30, na estação Sé.

A partir desta quinta os usuários podem conferir, também na estação Sé, a mostra fotográfica 35 Anos de Responsabilidade Social, que reúne fotos do arquivo do Metrô sobre as ações adotadas pela empresa que contribuem para a qualidade de vida de seus trabalhadores e da comunidade.

História

Já se passaram 35 anos da histórica assembléia que formalizou a constituição da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô (24/4/1968), no gabinete do prefeito, naquela época no parque do Ibirapuera. No final do mesmo ano, um ato simbólico, num terreno na confluência da rua Pereira Estéfano com a avenida Jabaquara, marcou o início das obras da linha 1-Azul, a primeira do Metrô paulistano.

Em 8 de setembro de 1972, depois de meses de testes, uma composição protótipo realizou a primeira viagem entre as estações Jabaquara e Saúde. No dia 14 de setembro de 1974, após intenso programa de treinamento com a população, foi iniciada a operação do primeiro trecho de metrô do Brasil, ligando as estações Jabaquara e Vila Mariana, numa extensão de sete quilômetros.

Atualmente, o Metrô possui uma rede com 58,6 quilômetros de extensão e 52 estações, divididos em 4 linhas: 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2 – Verde (Ana Rosa – V. Madalena), 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) e 5 – Lilás (Capão Redondo – Lgo Treze).

O Metrô é responsável pelo transporte diário de cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo um dos sistemas que mais transporta passageiros por quilômetro de linha. Neste aspecto, o sistema de Hong Kong está em primeiro lugar.

O Metrô de São Paulo é o segundo do mundo a ter a operação das quatro linhas do sistema metroviário certificadas pela norma NBR ISO 9001 Versão 2000, uma versão atualizada da ISO voltada para padrões de qualidade na produção de produtos e serviços para atender a satisfação do cliente.

Futuro

O Metrô tem planos de expandir sua malha nos próximos anos, com a construção de mais 29 quilômetros de linhas e 25 novas estações, com investimentos de quase US$ 3 bilhões.

As novas linhas terão capacidade para atender mais 2 milhões de passageiros/dia. Uma delas, a linha 4 – Amarela, será inteiramente nova e ligará a Vila Sônia (zona oeste) à estação da Luz (região Central). As outras duas obras previstas são o prolongamento da linha 2 – Verde, da estação Ana Rosa ao bairro do Sacomã, e a extensão da linha 5 – Lilás, da estação Largo Treze até a região da Vila Mariana (estação Chácara Klabin).

(AM)