Transportes Metropolitanos: Passagens gratuitas na CPTM chegam a 6% do total de usuários

número de passagens fornecidas gratuitamente pela Companhia tem aumentado nos últimos três anos

sex, 10/10/2003 - 14h35 | Do Portal do Governo

O número de passagens fornecidas gratuitamente pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem aumentado nos últimos três anos, acentuando o perfil social da empresa. Neste ano, o total de usuários que não pagou para utilizar o sistema (8,89 milhões) superou o do ano passado (8,2 milhões). Na relação gratuidade/pagantes, a proporção subiu de 2,8%, em 2001, para 4%, em 2002, e atinge 6% este ano.

Dos usuários não-pagantes, 36,9% são idosos; 26,8% portadores de deficiência; 26,5% trabalhadores desempregados; e 9,6% são de outras modalidades – militares, funcionários da CPTM, menores de 5 anos e acompanhantes de deficientes. Para aferir o número de não-pagantes, a CPTM unificou procedimentos, impondo rigor no controle.

Os idosos devem apresentar documento de identificação, como RG ou carteira de habilitação, nos acessos às estações. Para a credencial de trabalhador desempregado é necessário ter o último registro em carteira superior a seis meses e estar sem trabalho há mais de um mês e menos de seis meses. O interessado deve levar a carteira profissional, a rescisão do contrato (contendo a entrada no FGTS), além do CPF e RG, à Estação Barra Funda.

Passageiro especial

Desde o dia 22, vigora a resolução conjunta das Secretarias Estaduais dos Transportes Metropolitanos e da Saúde, estabelecendo normas disciplinares para a concessão de credenciais especiais aos usuários dos transportes metropolitanos. O benefício é concedido aos portadores de necessidades especiais menores de 14 anos, bem como aqueles que, acima desta idade, comprovem serem incapazes para o trabalho, devido à gravidade da deficiência.

Para requerer gratuitamente a carteira de identificação do passageiro especial é necessário ter o novo modelo do laudo médico de um posto de atendimento credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde, e dirigir-se à Estação Barra Funda da CPTM, das 8 às 16 horas, munido de carteira de identidade, comprovante de residência e carteira profissional.

Extensão do benefício

O benefício pode ser estendido a um acompanhante, desde que tenha recomendação expressa no laudo médico. Nos dez primeiros dias do mês de setembro, a CPTM emitiu 150 carteiras de identificação de passageiro especial por dia.

A média diária de emissão de credenciais subiu de 32 carteirinhas, em julho e agosto do ano passado, para 100 por dia, no mesmo período deste ano (aumento de 312%). O Departamento de Atendimento ao Usuário da CPTM tem 60 mil beneficiados cadastrados até o momento.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)