Transportes Metropolitanos: Parceria garante escola de informática para pessoas carentes

Primeiras turmas são compostas por trabalhadores que fazem parte da Frente de Trabalho da CPTM

seg, 19/04/2004 - 13h56 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Mario Bandeira, participam, na próxima quinta-feira, dia 22, às 9 horas, da abertura oficial da nova Escola de Informática e Cidadania, instalada no prédio ‘Qualidade de Vida’ da CPTM (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 200, bairro da Lapa).

A escola, que tem como objetivo atender pessoas de baixa renda, é resultado de uma parceria entre a CPTM (vinculada à STM), a Alstom (empresa de infra-estrutura para energia e transporte) e a organização não-governamental CDI (Comitê de Democratização da Informática).

As primeiras turmas são compostas por trabalhadores da CPTM que fazem parte da Frente de Trabalho, iniciativa do governo do Estado para pessoas desempregadas. No futuro, serão atendidas pessoas de baixa renda da comunidade e públicos especiais (portadores de deficiência física, adolescentes em situação de risco social, egressos e reeducandos do sistema penitenciário). A meta é abrir uma escola em cada um dos 22 municípios servidos pela CPTM e também nos distritos da capital.

A CPTM cedeu o espaço, fez a manutenção da escola e dos equipamentos, além de fornecer suprimentos, como tinta e papel. A Alstom se responsabilizou pelo mobiliário, por dez computadores, pela impressora e pelo pagamento do educador/instrutor de informática. Já o CDI treinou o educador, forneceu o software e o material didático, desenvolvido pela Unicamp.

Com duração média de três meses, o curso é destinado a 40 alunos, divididos em duas turmas pela manhã e duas à tarde. As aulas têm uma hora e meia de duração, às terças e quintas-feiras. Às sextas, funciona um plantão de dúvidas. Às segundas e quartas, são atendidos os alunos da Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, situada também na av. Raimundo Pereira de Magalhães, em frente ao prédio administrativo da CPTM, na Lapa.

No curso, os alunos têm a oportunidade de aprender noções básicas de informática, incluindo o pacote Office (da Microsoft), composto pelos programas Word, Excel, PowerPoint, Internet Explorer, além do sistema operacional Windows.

Da Assessorias de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)