Transportes Metropolitanos: ‘Os Cientistas’ são atração na estação Clínicas do Metrô

Banners reúnem quadrinhos com humor, ciência e tecnologia

ter, 17/05/2005 - 13h34 | Do Portal do Governo

A estação Clínicas do Metrô tem em cartaz, até o próximo dia 29, um interessante encontro entre a produção de tecnologia dos centros de pesquisa e o humor despojado dos cartuns. Trata-se da série de quadrinhos intitulada ‘Os Cientistas’, promovida pelo programa Ação Cultural do Metrô e exposta ao longo da passagem subterrânea da estação para a avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, em área com acesso gratuito.

A série de quadrinhos foi uma idéia do jornalista e cartunista João Garcia, o Jão, iniciada em 1994 no ‘Correio Popular’, de Campinas, onde foi publicada até 2002. Ao longo desse período, João contou com a ajuda de muitos colaboradores, através de um método de trabalho em equipe, o que deu origem a assinatura da série, denominada ‘Jão & Cols’.

Lerdo, Zago e Zelda, Interneto e Seu Zé

Entre os personagens principais estão Lerdo, o burocrata; Zago e Zilda, os pesquisadores maduros; Interneto, o estagiário adepto das novas tecnologias; e Seu Zé, o faxineiro do laboratório, com pouco estudo mas capaz de incríveis sacadas através de sua sabedoria popular, ilustrando bem a relatividade da ciência em países em desenvolvimento.

O principal objetivo da série é usar o humor para informar e combater os preconceitos acerca da suposta aura de dificuldade da ciência ao entendimento do grande público, seja ele composto por adultos, jovens ou crianças.

A série também foi responsável por um ‘furo’ de reportagem – talvez o primeiro em quadrinhos do mundo- ao anunciar em 2001 a descoberta, por uma equipe da área de biotecnologia do IPT, de variedade bacteriana mais produtiva para a produção de plástico biodegradável, a Burkholderia saccharum.

‘Os Cientistas’ têm inserções em diversas publicações especializadas, como o boletim ‘IPT Tecnologia em Dia’, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, nas páginas eletrônicas do Núcleo José Reis/Associação Brasileira de Divulgação Científica/Escola de Comunicações e Artes da USP, e na ‘Folha da Região’, em Araçatuba/SP.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)