Transportes Metropolitanos: Orca completa um ano de operação

Transporte diferenciado passou a oferecer à população da Região Metropolitana de Campinas um serviço mais seguro

seg, 25/07/2005 - 15h52 | Do Portal do Governo

A regulamentação do serviço ORCA (Operador Regional Coletivo Autônomo) completou um ano em julho. O processo, que durou dois anos, foi conduzido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, colocando fim à clandestinidade no transporte coletivo intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas – RMC. Os 230 veículos distribuídos em 37 linhas atendem diariamente 45 mil passageiros dos municípios de Campinas, Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Monte Mor e Cosmópolis.

Com o ORCA, este transporte diferenciado passou a oferecer à população da RMC um serviço mais seguro, por conta de exigências da EMTU/SP, gerenciadora do sistema metropolitano, como cursos obrigatórios para condução de veículo de transporte coletivo e direção defensiva; padronização da frota e uniformes que possibilitam a identificação do condutor, proibição do transporte de passageiros em pé; inspeções semestrais nos veículos; entre outras determinações.

O monitoramento diário da operação e a possibilidade de utilizar um canal direto com a EMTU/SP, por meio da Ouvidoria da empresa, garantem aos usuários do ORCA a qualidade deste serviço, como o cumprimento da Ordem de Serviço Operacional, definida de acordo com os estudos de demanda, a regularidade na operação com a adequação da frota ao número de passageiros transportados diariamente.

Além disso, a partir da regulamentação, benefícios como a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano, que garante aos e estudantes e professores desconto de 50% no valor da tarifa, e a Carteira de Identificação de Passageiro Especial, que assegura a isenção do pagamento da tarifa às pessoas portadoras de deficiência, passaram a ser aceitas pelos ORCAs.

Histórico

O processo de seleção do ORCA na RMC começou em dezembro de 2002 quando foram abertas as inscrições para o serviço. Na primeira fase da seleção houve a classificação de 173 operadores. Em 2003, o processo passou por análise técnica e jurídica, o que resultou em acréscimo do número de operadores e a criação de mais 57 vagas. Assim, em julho de 2004, os 230 ORCA’s assinaram a Ordem de Serviço Operacional e começaram a operar de acordo com o itinerário estabelecido.