Transportes Metropolitanos: Obras em Guaianazes deverão ser concluídas em junho

As obras de melhorias em Guaianazes são realizadas com recursos do Estado e financiamento parcial do BNDES

seg, 31/05/2004 - 20h19 | Do Portal do Governo

‘Daqui a um mês, a duplicação da avenida Salvador Gianetti, principal viário de ligação do bairro de Guaianazes, deverá estar finalizada’, informa o presidente da Companhia do Metrô, Luiz Carlos David. A duplicação da avenida Salvador Gianetti conclui um importante conjunto de obras de melhorias que o Governo do Estado executa na área central de Guaianazes, um dos bairros mais populosos da capital paulista, localizado no extremo Leste da cidade.

As intervenções atuais no local, a cargo da Companhia do Metropolitano, complementam a implantação pelo Metrô de 8,1 quilômetros de linha férrea entre Itaquera e Guaianazes, que foi incorporada ao Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde sua inauguração, em 2000.

‘O trabalho que estamos finalizando no centro de Guaianazes é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população local, pois a obra vai facilitar e melhorar os deslocamentos por toda a região, que desde 2000 já conta com o Expresso Leste, uma iniciativa conjunta, e de bastante sucesso, do Metrô e da CPTM, que opera atualmente entre Guaianazes e Luz’, finaliza o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Galeria pluvial de 162 metros

As obras de melhorias em Guaianazes são realizadas com recursos do Governo do Estado e financiamento parcial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As obras incluíram a construção de uma galeria de águas pluviais, já entregue e em funcionamento desde o final de 2003, sob o viário da avenida Salvador Gianetti. A galeria, de 162,36 metros de extensão e 2,2 metros de diâmetro, eliminou um antigo e crônico problema de enchentes na região. Comerciantes, moradores e motoristas comemoram a funcionalidade do equipamento, que no último verão foi responsável pela ausência de inundações na região.

Conclusão do muro de fechamento da ferrovia

No último fim de semana, o Metrô concluiu o muro de fechamento da ferrovia e executa a construção de bocas-de-lobo, guia e sarjeta na pista Sul da avenida Salvador Gianetti, sentido Itaquera.

O Metrô finaliza também as obras de adaptação da alça do viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno com a pista do novo viário. Além disso, sete postes, localizados no eixo da pista Sul, estão sendo remanejados para o canteiro central da avenida para a sua liberação ao trânsito.

Numa segunda etapa, todos os postes do canteiro central (num total de 12) serão remanejados em definitivo para as ‘ilhas’ das baias do estacionamento, que será construído ao longo da pista Norte, sentido bairro. Essa medida irá melhorar significativamente o ambiente urbano existente, valorizando o comércio local que está instalado desse lado do viário.

Além da melhoria no pavimento, as obras na avenida Salvador Gianetti prevêem mudanças no canteiro central, que ganhará moderna iluminação pública, com a instalação de postes metálicos e luminárias tipo ‘pétalas’, aumentando consideravelmente a segurança de pedestres, comerciantes e motoristas na região.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa