Transportes Metropolitanos: Obras do Projeto Integração Centro na Estação da Luz estão aceleradas

nd

sex, 19/04/2002 - 18h01 | Do Portal do Governo

O Projeto Integração Centro permitirá a ligação de toda a malha ferroviária e metroviária, no centro da capital

Na Estação da Luz, que também passa por obras do projeto Integração Centro, já foram retirados cerca de 15 mil metros cúbicos de terra das escavações nas ruas Mauá e Cásper Líbero, atingindo com isso, uma profundidade de 10 metros. Esse volume representa 50% da remoção prevista, que é de 30 mil metros cúbicos.

No local serão construídos os acessos subterrâneos que ligarão os saguões da Estação da Luz com o Metrô e a Pinacoteca do Estado. As escavações do saguão I estão previstas para o segundo semestre.

A segunda fase das escavações na extensão do acesso à Pinacoteca começou na segunda-feira, dia 15, logo após a mudança do sentido do tráfego da rua Praça de Luz. Na primeira fase, as escavações atingiram uma profundidade de 14 metros e já receberam a laje de fundo e a conclusão da armação das paredes. O acesso à Pinacoteca terá 38 metros de comprimento e 6 metros de largura.

Para a realização das intervenções na Estação da Luz, a CPTM desativou aproximadamente 200 metros de vias e plataformas. Atualmente, somente uma das quatro plataformas que existiam está em operação. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos.