Transportes Metropolitanos: Na CPTM, sempre é ‘Dia do Meio Ambiente’

Diversas atividades de conscientização são desenvolvidas por todo ano

qua, 01/06/2005 - 18h33 | Do Portal do Governo

Há tempos, a empresa não poupa esforços para minimizar os impactos resultantes dos seus serviços de operação de 1,6 mil viagens / dia e manutenção – trens, via permanente, sinalização, energia, sistemas, bem como de seus projetos de modernização da malha ferroviária.

Atualmente, mantém uma série de ações no campo da gestão ambiental responsável, mobilizando todos os funcionários. Entre elas, estão o programa de ‘Conceitos Básicos de Conscientização Ambiental’, que já atingiu direta e indiretamente perto de cinco mil funcionários; e a destinação adequada de produtos perigosos, resíduos sólidos, passivos e efluentes industriais.

Somam-se à lista a criação de ‘líderes técnicos ambientais’ nas gerências das áreas de Operação, Manutenção e Segurança e inspeção de irregularidades nas vias.

Também foram desenvolvidos, recentemente, estudos de impacto ambiental para os projetos de modernização da CPTM, em especial o de extensão da Linha C de Jurubatuba até o Grajaú, que deverá ocorrer entre 2005 e 2007. Na construção da Linha 5-Lilás, hoje operada pelo Metrô, a empresa já havia demonstrado todo o cuidado com as questões ambientais, sendo elogiada, inclusive, por uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiadora do projeto.

Um dos passos mais importantes da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o programa de conscientização vai chegando à reta final. Mais de três mil funcionários assistiram a palestras ministradas por membros da Comissão de Meio Ambiente da CPTM. Além das noções básicas de meio ambiente, os participantes recebem uma cartilha contendo dado sobre as chamadas ‘boas práticas ambientais’.

Pelo número de cartilhas distribuídas – cerca de cinco mil – estima-se que o programa tenha atingido, entre participantes diretos e indiretos, o mesmo montante de empregados, considerando o repasse do conteúdo das palestras feito por alguns supervisores e encarregados de certas áreas da companhia.

Destinação correta

Há duas semanas, a CPTM autorizou a contratação de serviços especializados para acondicionamento, manuseio, transporte, armazenamento temporário e incineração de resíduos contaminados com PCB – Ascarel. Outros dois contratos estão em fase de elaboração de edital. O primeiro trata de serviços para a destinação e disposição final adequada dos resíduos encontrados na faixa de domínio, próximo à Estação Prefeito Saladino, na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra). O outro destina-se à instalação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), na oficina de trens do pátio de Presidente Altino.

Recentemente a CPTM implementou planos-pilotos para a gestão de resíduos sólidos e produtos perigosos em suas dependências. Foram contratadas duas empresas que prestaram serviços de engenharia consultiva para a definição de normas e procedimentos, visando à manipulação e ao armazenamento provisório, transporte e destinação final desses materiais.

A empresa ainda atua no monitoramento e controle das condições operacionais, mensurando os níveis de ruídos causados pela circulação de trens, inspecionando o despejo de efluentes e resíduos nas vias e fazendo o desassoreamento de córregos e canaletas de drenagem ao longo das linhas. Equipes de Meio Ambiente da Diretoria de Operação e Manutenção já realizaram cerca de 30 inspeções nas linhas a fim de identificar e encaminhar soluções para tais irregularidades.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

F.C.