Transportes Metropolitanos: Muro da CPTM ganhará novos ares

Grafiteiros vão criar mural nesta sexta-feira, dia 22

qua, 20/07/2005 - 11h21 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 22, das 10 h às 17 h, seis renomados grafiteiros irão ‘trabalhar’ em um dos muros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), localizado ao lado da Estação Brás (Praça Agente Cícero, s/nº, Largo da Concórdia).

A iniciativa é uma das atrações do XXIX ENEA (Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura), que será realizado em São Paulo e contará com a participação de três mil alunos de todo o Brasil, entre 17 e 24 de julho.

Segundo os organizados, um dos ‘carros-chefes’ do encontro é justamente o desenvolvimento do mural, pois retratará o transporte e a mobilidade, ressaltando a importância do sistema sobre trilhos na urbanização da metrópole.

A escolha do tema e do espaço foi feita pelos próprios estudantes após algumas visitas, discussões e mesas de debates. A CPTM, que desenvolve, há alguns anos trabalhos com grafite, apoiou a atividade cedendo sua estrutura.

Arte em movimento

A CPTM, por meio do ‘Projeto Grafite’, ampliou ainda mais o espaço para jovens artistas grafiteiros, com a proposta de trocar a pichação de trens, estações e muros pela arte e, ao mesmo tempo, transformar a ferrovia em uma galeria a céu aberto. A cultura do grafite, já espalhada por muros de várias estações, ganhou os trens e o interior das estações, em 2004.

Desenvolvido pelos artistas ‘Os Gêmeos’, Ise e Nina, em parceria com a companhia, o chamado Expresso Arte se destacou pela inovação e beleza dos murais das estações ‘Referência da Lapa’, na Linha A [Luz–Francisco Morato]; ‘Referência Ipiranga’, na Linha D [Luz-Rio Grande da Serra]; e ‘Referência de Mogi das Cruzes’, na Linha E [Luz- Estudantes]. E também nos trens da extensão da Linha B [Itapevi-Amador Bueno], totalmente revitalizados pela arte do grafite.

A idéia surgiu após a entrega, em janeiro do ano passado, do painel de cinco metros de altura por cinco de comprimento, grafitado pelos artistas ‘Os Gêmeos’, Ise e Nina, na estação ‘Referência da Lapa’ em homenagem aos 450 anos de São Paulo e 150 anos de ferrovia no Brasil.

Com o grande êxito do grafite na Lapa entre os usuários, os artistas sugeriram levá-lo para os trens para aproximá-lo ainda mais da população. Em junho de 2004, a CPTM colocou nos trilhos um trem totalmente grafitado. São 350 metros quadrados tomados pela pintura que retrata diversos temas como o trabalhador ferroviário, o usuário e a cultura brasileira em geral.

Inovadora, a experiência teve continuidade em novembro, quando um novo trem, do mesmo modelo e no mesmo trecho, também foi revitalizado pelos artistas. Agora são duas composições percorrendo o extremo oeste da Grande São Paulo, colocando a arte do grafite em movimento.

Além da integração gratuita entre CPTM e metrô, que começou a operar plenamente, em novembro, a Estação da Luz ainda receberá a futura Linha 4 – Amarela do Metrô. Vislumbrando a chegada dos trens na Luz, o próprio presidente da CPTM, Mário Bandeira, sugeriu aos artistas ‘Os Gêmeos’ e Ise um painel alusivo à obra. Foi o que fizeram os grafiteiros, reproduzindo as composições, em tamanho natural, em um painel na parede do túnel de acesso à integração gratuita entre as linhas da CPTM e a Linha 1 – Azul, do Metrô, exatamente onde os trens da nova linha que está sendo construída vão chegar e partir.

Outros dois painéis, entregues em setembro, estão na estação ‘Referência Ipiranga’ da Linha D [Luz – Rio Grande da Serra]: um inspirado na pintura de Pedro Américo ‘O Grito do Ipiranga’ e o outro com uma linguagem mais urbana, onde as janelas da estação viraram as janelas do trem espanhol da CPTM em movimento. Por fim, no último mês de maio foi concluído um trabalho de Ise na estação ‘Referência de Mogi das Cruzes’, alusivo à forte presença da colônia japonesa no município.

Parcerias

Além das obras de ‘Os Gêmeos’, Ise e Nina, vários trabalhos aconteceram em paralelo, envolvendo a comunidade local de diversas estações, patrocinadores, prefeituras e a CPTM, que forneceu espaços e autorizações para o grafite.

Por iniciativa da prefeitura em parceria com a CPTM, a Estação Barueri, da Linha B [Júlio Prestes-Itapevi] ganhou dois painéis gigantes em frente e ao lado das plataformas 1 e 4. Ao todo, foram coloridos 100 metros de muro com dois metros de altura.

A Estação Brás Cubas, na Linha E [Luz–Estudantes], em Mogi das Cruzes, teve um muro de 50 metros de extensão grafitado por 20 artistas, que escolheram a fauna, a flora e o paraíso como tema. O trabalho foi viabilizado graças a uma parceria entre a prefeitura local, os artistas e a CPTM.

Também merece destaque um trabalho realizado na Estação de Jandira, na Linha B. O projeto fez parte do projeto ‘Oficinas de Hip-Hop’, promovidas pela AJAES [Associação Jandirense de Apoio a Entidades Sociais], entidade que atende jovens de 12 a 18 anos em liberdade assistida, oriundos da FEBEM. Os desenhos grafitados levam mensagens de paz e cidadania.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

J.C.