Transportes Metropolitanos: Monitores visitam escolas para explicar operação da nova Linha 5-Lilás d

Iniciativa faz parte do projeto Ação Escolar

seg, 19/08/2002 - 14h02 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de familiarizar alunos de escolas públicas e privadas da Capital sobre o início da operação da linha 5 – Lilás, o Metrô deu início ao Projeto Ação Escolar. Durante os meses de agosto e setembro, equipes de monitores do Metrô visitarão, em vans equipadas com televisores, cerca de 120 unidades de ensino.

Os estudantes receberão a cartilha ‘Novos caminhos para o Metrô de São Paulo’. Em formato de revista em quadrinhos, a publicação traz diversas dicas de segurança e de como utilizar corretamente o sistema metroviário. Também será exibido um vídeo educativo estrelado por um rapper. O músico faz um passeio pela nova linha de metrô e apresenta, em estilo rap, as novas instalações e estações.

As vans também funcionarão como Postos de Informações Itinerantes, onde os monitores atenderão a população prestando esclarecimentos sobre o andamento das obras, projetos e equipamentos do novo sistema. Com extensão inicial de 9,4 quilômetros e 6 estações, a linha 5 – Lilás irá ligar o Capão Redondo ao Largo Treze de Maio, com demanda prevista de 350 mil passageiros por dia.

O projeto Ação Escolar foi criado em 1992, após ter sido detectada a necessidade de treinar futuros usuários. A iniciativa é destinada aos alunos de Ensino Fundamental e Médio e possibilita o desenvolvimento comportamental quanto à conservação do patrimônio público, responsabilidade social, cidadania e correta utilização do sistema.