Transportes Metropolitanos: Mogi das Cruzes debate planejamento metropolitano

Seminário será realizado nesta terça-feira, dia 3

ter, 03/12/2002 - 8h09 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 3, será realizado no município de Mogi das Cruzes (Auditório da Universidade Braz Cubas – Av. Francisco Rodrigues Filhos, 1233), a partir das 13h30, o oitavo seminário do ciclo Conferências Metropolitanas – Planejamento e Gestão. É a quarta reunião que ocorre na Grande São Paulo (as três primeiras foram em Itapevi, Itapecerica da Serra e Mairiporã).

O ciclo está sendo promovido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo e Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa), em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) e União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). Tem como objetivo debater a questão do planejamento regional nas três Regiões Metropolitanas do Estado, bem a transformação da atual Secretaria dos Transportes Metropolitanos na Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.

‘A Secretaria coordena os fundos das três regiões metropolitanas. Com a transformação, vamos poder ampliar a abrangência na distribuição de recursos, não ficando limitados, por questões jurídicas, ao setor de Transportes’, explicou o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Estarão participando do seminário em Mogi das Cruzes o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Eduardo Fontes Hotz, o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil da região leste (Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano).

O evento Conferências Metropolitanas foi aberto no dia 5 de novembro, no município de Indaiaituba. Além desse encontro, foram realizadas mais duas reuniões na Região Metropolitana de Campinas (Americana e Jaguariúna) e outra na Região Metropolitana da Baixada Santista (São Vicente)). Na Grande São Paulo, serão realizados mais dois: em São Bernardo do Campo na próxima quinta, dia 5, e em São Paulo no dia 10.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A.M.