Transportes Metropolitanos: Mil mudas por mês nos viveiros da CPTM

Viveiro na estação Engº. Goulart atingirá produção de mil mudas por mês

seg, 04/07/2005 - 20h01 | Do Portal do Governo

Gradativamente, o cenário das estações da CPTM vêm se tornando mais ‘verde’, graças a um trabalho paisagístico que faz parte do Programa de Valorização Visual. Em diferentes unidades, já é possível perceber a diferença que a natureza proporciona quando se integra às construções. Nesses locais, jardins feitos com muita dedicação e poucos recursos garantem um colorido todo especial.

Antecipando a chegada da primavera, a CPTM dedica, agora, atenção reforçada a um de seus viveiros – espaços onde são produzidas mudas de plantas ornamentais, frutíferas até ervas medicinais.

A unidade localizada na Estação Engenheiro Goulart, situada na Linha F (Brás-Calmon Viana), está em plena reforma para ampliação das instalações. Sua estufa, que possui hoje cerca de 50 m2, passará a ocupar 260 m2. E toda a área de desenvolvimento das mudas será coberta por 300 m de sombrete – tela de nylon, utilizada para protegê-las dos raios solares.

No viveiro de Engº. Goulart, atualmente existem três mil espécies classificadas como matrizes, de 20 espécies, que geram mudas para plantio em outros pontos. Muitas dessas plantas foram doadas por funcionários, que também colaboram com o envio de sementes e embalagens descartáveis, úteis para a reprodução. Todos os meses, são obtidas cerca de 400 novas mudas e, após a ampliação, estima-se que a produção mensal chegue a mil mudas.

O local onde o viveiro foi instalado é privilegiado. Uma nascente de água colabora com a irrigação de azaléias, damas-da-noite, pingos-de-ouro, palmeiras e muitos outros tipos de plantas. Na mesma área, existe um lago onde foram colocadas algumas variedades de peixes, atraindo a atenção de aves e das próprias pessoas.

Outras ampliações

Coordenado pelo Departamento de Estações da CPTM, o trabalho em Engº. Goulart é desenvolvido por dez bolsistas das Frentes de Trabalho. Em breve, os viveiros das estações Perus, na Linha A (Luz-Francisco Morato) e Jandira, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), também serão ampliados.

Quem tiver interesse em realizar doações de sementes, mudas ou mesmo espécies já crescidas podem enviá-las ao Departamento de Estações, na Estação Brás.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

F.C.