Transportes Metropolitanos: Metrô utiliza ‘mini-shield’ em obra da Linha 4-Amarela

Equipamento está sendo usado para remanejar rede de esgoto no local da futura estação Faria Lima

qua, 20/04/2005 - 13h17 | Do Portal do Governo

Com o uso de um ‘mini-shield’, o Metrô iniciou, nesta semana, uma intervenção urbana importante na área da avenida Brigadeiro Faria Lima e Largo da Batata, em Pinheiros, visando a construção da futura estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela (Vila Sônia – Luz). As obras atuais no local são para remanejar um interceptor da rede de esgotos da Sabesp, localizado sob a avenida Brigadeiro Faria Lima, para dar espaços às escavações que serão feitas para a construção da nova estação do Metrô.

O ‘mini-shield’ será introduzido através de três poços: um no canteiro central da avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo à rua Teodoro Sampaio; o segundo poço, junto à confluência da rua Martim Carrasco; e o terceiro localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, quase junto à rua dos Pinheiros.

Para evitar que o tráfego da região seja prejudicado a tubulação será instalada a seis metros de profundidade. O cruzamento da avenida Brigadeiro Faria Lima com a avenida Cidade Jardim, por exemplo, registra no horário de pico da manhã (8h30 às 9h30) a passagem de 5.800 veículos e no pico da tarde (17h45 às 18h45) 6.300. A obra está programada para ser executada em 60 dias, totalmente em subterrâneo, com mínimas interferências no trânsito local.

‘Mini-Shield’

O ‘mini-shield’ é um equipamento, em formato cilíndrico, com motor elétrico e dotado de uma faca de corte capaz de pressurizar a retirada de terra e ao mesmo tempo estruturar o túnel através de anéis de aço. A partir do anel de apoio, o ‘mini-shield’ se move e avança a construção do túnel. O que difere o ‘mini-shield’ do de tamanho maior é o diâmetro menor de escavação: 1,20 metro.

O shield foi usado pela primeira vez em obras do Metrô no ano de 1973, com a perfuração do 1º poço na avenida Prestes Maia, próximo à rua Senador de Queiroz, em direção à Luz. Devido ao seu grande porte, o equipamento foi apelidado de ‘tatuzão’.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)