Transportes Metropolitanos: Metrô testa equipamento para organizar embarque na Sé

Dispositivo, instalado na plataforma, tem cerca de 25 metros de extensão

qui, 18/12/2003 - 14h35 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de garantir a segurança dos seus usuários e melhorar o fluxo de embarques e desembarques na estação Sé, que apresenta o maior movimento do sistema, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), iniciou nesta semana testes com o ‘Direcionador de Fluxo de Embarques’ na plataforma 2 da linha 3/Vermelha (Corinthians-Itaquera – Barra Funda), da estação.

O dispositivo, instalado na extremidade Oeste da plataforma, tem cerca de 25 metros de extensão e está posicionado para organizar embarques nas cinco últimas portas da composição. Esta é formada por seis carros, que possuem 24 portas de cada lado.

‘Adotamos essa medida em atenção às mulheres e idosos que embarcam à tarde, no ’horário de pico’ em direção à zona Leste, afirmou Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

As primeiras impressões dos usuários sobre o novo dispositivo, em especial as mulheres e idosos, tem sido bastante positiva. Após um período de testes na estação, o equipamento será avaliado, e se aprovado, poderá ser implantado em outras plataformas de outras estações.

A segurança nos embarques e desembarques dos trens do Metropolitano tem sido objeto de ações e campanhas permanentes da Companhia. Atualmente, a área operacional conta com a operação ‘Plataforma’, que inclui a participação de agentes de estação e de segurança na orientação e condução de usuários nas entradas e saídas dos trens. Além disso, as estações de interligação de linhas, como Sé e Paraíso, contam com sinalização horizontal de orientação de fluxo de passageiros.

O Metrô paulistano, eleito como a melhor empresa pública do ano, transporta diariamente cerca de 2,5 milhões de passageiros e na estação Sé circulam cerca de 650 mil pessoas/dia.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô